Como preparar lanches saudáveis para seu filho

Como preparar lanches saudáveis para seu filho

Preparar a lancheira dos filhos todos os dias pode se tornar repetitivo e muitas mães e pais que trabalham não têm tempo para pensar em novos lanches saudáveis para o pequeno levar à escola.

Se você gostaria que seus filhos comessem de maneira mais saudável enquanto lancham, preparamos uma lista de lanches rápidos, simples e fáceis de fazer para facilitar sua vida.

Quer anotar?

1. Banana

A banana é conhecida pelo seu alto teor de potássio, mas também é rica em açúcares saudáveis, o que a torna um dos alimentos naturais mais energéticos que existem. Como as crianças estão em processo de crescimento e precisam de muito combustível, a banana é um alimento perfeito para se incluir na lancheira, toda semana. Também é rica em cálcio e magnésio, que faz bem aos ossos e ao sistema nervoso.

2. Leite fermentado

O leite fermentado é uma alternativa saudável ao leite puro. Os lactobacilos vivos do leite fermentado protegem a flora intestinal, inclusive contra bactérias perigosas, como a H. pylori, causa comum de úlceras e gastrite.

Você pode colocar um pequeno frasco na lancheira de seus filhos, como acompanhamento aos lanches sólidos. O leite fermentado, iogurtes e coalhadas são especialmente recomendados para crianças que estejam tomando antibióticos, medicamentos que irritam a flora intestinal.

3. Sanduíche de pão integral

lanche-escolar_criancasUm sanduíche com pão integral, requeijão, cenoura ralada, ervilhas e frango desfiado é uma excelente opção para os mais grandinhos, que têm necessidades calóricas ainda maiores. Varie os recheios e tipos de pão. Prefira sempre os integrais, com grãos e sementes, aos pães brancos.

Na hora de escolher o molho, prefira o simples azeite a molhos prontos, cheios de gordura, sódio e conservantes. Ou prepare molhos em casa, à base de mostarda, mel, ou iogurte e ervas.

4. Amêndoas e frutas secas

Tâmaras, nozes, amêndoas, castanhas de caju, castanhas-do-pará e avelãs, entre outras, são caras, mas um excelente lanche saudável. Além de serem ricos em gordura saudável, também contêm boas doses de energia para a criançada. Use moderadamente, pois também podem ter efeito laxante. Observe também que algumas crianças podem ser alérgicas.

5. Frutas cobertas com chocolate

Algumas frutas, como morangos, uvas verdes e bananas, ficam deliciosas com uma camada fina de chocolate ao leite com pouco teor de açúcar. As crianças vão adorar, sobretudo se, após passar a fruta no chocolate, você decorar com algumas castanhas picadas. Um lanche saudável e delicioso, que vai garantir energia e nutrientes, além de melhorar o humor. Mas deve ser consumido moderadamente, pois pode levar ao ganho de peso e picos glicêmicos.

6. Biscoitos integrais

lanches_saudaveisAssim como os pães integrais, biscoitos feitos com grãos e farinhas integrais são ricos em fibras e nutrientes. Aumentam a sensação de saciedade, impedindo que a criança sinta fome antes do tempo e fornecem glicose de uma maneira segura e estável, ao longo do dia.

Como as fibras são de digestão mais lenta, evitam picos de açúcar no sangue e previnem o vício por doces. Também contribuem para eliminar a prisão de ventre, facilitando o trabalho dos intestinos.

7. Grão-de-bico assado

O grão-de-bico é um legume delicioso e divertido de comer. Depois de cozido e macio, pode ser tostado ao forno, com um fio de azeite, sal e ervas, como o orégano. Trata-se de uma alternativa mais saudável aos famigerados salgadinhos comerciais, mas você também não deve exagerar na quantidade de sal. Oriente a criança a comer com as mãos, mas sempre lavando-as bem antes da hora do lanche.

8. Mini-legumes

Cenouras baby ou tomates cereja, brócolis e aipo são alguns legumes que as crianças comem sem reclamar. As versões menores são perfeitas para o lanche. Você pode acompanhá-las por um molho saudável e gostoso, como o homus, à base de grão-de-bico, ou com iogurte e ervas.

9. Ovos cozidos

4 OVOUm dos alimentos mais completos que existem, o ovo é rico em proteína e nutrientes, como o ferro. Também tem gorduras, necessárias para o bom desenvolvimento das crianças. Deve ser consumido com moderação, mas é sem dúvida uma alternativa de lanche saudável. Deve ser bem cozido, pois gemas moles podem trazer o risco de contaminação por bactérias, como as do gênero Salmonella.

10. Mini-quiches

Esta receita versátil é perfeita para fazer pequenas porções, como mini-muffins, que cabem na lancheira. A massa básica leva leite, ovos e trigo. Você pode colocar os recheios que quiser, sempre privilegiando os mais saudáveis, claro. Algumas sugestões: palmito, queijo e tomate cereja, ou espinafre, alho-poró e ricota.

Categorias: Alimentação