Como prevenir a pressão alta e tratá-la com remédios naturais

Como prevenir a pressão alta e tratá-la com remédios naturais

A pressão alta é uma doença grave que pode gerar inúmeros outros males, como os acidentes vasculares (derrames) e infartos, entre vários outros. Costuma aparecer mais comumente após os 50 anos de idade, mas também pode atingir pessoas de todas as idades, com ou sem predisposição genética.

A boa notícia é a pressão alta muitas vezes pode ser evitada com a adoção de alguns hábitos saudáveis e simples, como caminhadas diárias e uma dieta equilibrada. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como você pode prevenir esse problema grave e viver uma vida livre da pressão alta.

  1. Tenha uma dieta rica em potássio, cálcio e magnésio

Todas as vitaminas e minerais presentes numa dieta balanceada fazem bem ao sistema circulatório e ao coração, mas alguns são especialmente utilizados pelas células e pelo organismo como um todo para manter a saúde de veias e artérias.

O potássio, o cálcio e o magnésio são fundamentais para um sistema circulatório saudável. Alguns alimentos com alto teor desses nutrientes:

banana_potassio

— banana
— folhas verdes
— nozes e castanhas
— sementes
— peixes
— tofu
— soja e derivados

  1. Consuma mais alho cru

O alho cru tem compostos que limpam as artérias e combatem o colesterol “ruim”. Também é anti-inflamatório e fortalece as paredes de veias e artérias do corpo, prevenindo o acúmulo de placas de gordura, que tornam as paredes rígidas e elevam a pressão.

Altamente estimulante, o consumo regular de alho cru também faz com que o sangue corra mais livremente, evitando a pressão alta.

Algumas pessoas não gostam de consumir alho cru por causa de seu forte cheiro e sabor. Mas isso pode ser evitado se você preparar algumas receitas com outros ingredientes, como a salsa, o coentro, o manjericão e outros temperos, que harmonizam o forte sabor de alho.

Se não suportar comer alho cru, acrescente-o a sopas e cremes cozidos, mas saiba que seus benefícios serão um pouco reduzidos pelo cozimento.

  1. Prefira chás ao invés do café

A pressão alta também pode ser resultado de altos níveis de estresse e estímulos mentais e emocionais. Evite o excesso de informações e atividades diminuindo também o consumo de bebidas estimulantes, como o café e o chá preto, além de refrigerantes.

Prefira consumir chás calmantes, como os de camomila e melissa, chá branco e chá verde, que além de proporcionar calma ao organismo também combate os radicais livres, que podem causar inflamações nas artérias e veias do sistema circulatório.

  1. Faça exercícios regularmente

respiraçãoExercitar-se é fundamental para evitar a pressão alta. O sobrepeso e o sedentarismo aumentam muito o risco de desenvolver a pressão alta, além de trazer outros riscos, como o de e desenvolver diabetes tipo II.

Uma caminhada leve de 20 minutos por dia bastam para cuidar bem do seu coração. Mas se você puder, inclua exercícios aeróbicos, como a natação, ao menos três vezes por semana, para ter ainda mais saúde.

  1. Durma bem

Dormir bem regularmente é fundamental para a saúde como um todo. Durante a noite, o organismo se recupera, as funções vitais se normalizam e o metabolismo diminuiu, dando um descanso merecido aos órgãos vitais e às nossas células.

Além disso, durante o sono profundo o sistema nervoso é muito menos estimulado, o que evita a produção em excesso dos hormônios do estresse, como o cortisol, proporcionando uma calma benéfica e saudável para todo o organismo.

Além de dormir bem, ter uma rotina de meditação também pode trazer benefícios ao seu sistema circulatório.

  1. Consuma mais aveia

A aveia é um cereal que não pode faltar na sua dieta. Ela ajuda a combater os níveis de colesterol e glicose no sangue, além de promover a saciedade e melhorar a digestão e a eliminação de toxinas e resíduos do corpo.

Consumir leite de aveia ao invés do leite de origem animal também é muito benéfico para a saúde cardiovascular.

  1. Consuma menos carne vermelha

Apesar de seus vários benefícios nutricionais, a carne vermelha também é rica em gorduras e outros elementos que podem elevar a pressão. Além disso, tem digestão mais lenta e trabalhosa, o que pode levar o corpo a acumular mais toxinas.

Prefira carnes magras e tenha uma dieta mais baseada em vegetais, se você tem uma tendência à pressão alta. Também não esqueça de manter o organismo hidratado, consumindo cerca de dois litros de água por dia.

Categorias: Saúde