Como reaproveitar as cascas de frutas e legumes

Como reaproveitar as cascas de frutas e legumes

A natureza é tão sábia que mesmo a “embalagem” das frutas e dos legumes, ou seja, as cascas, talos e outras partes menos aproveitadas, como as sementes, têm grande valor nutricional.

Confira alguns dados:

— É na casca da laranja que se concentra o cálcio, um mineral essencial para o metabolismo celular e outras funções do corpo, como a contração muscular, assim como para a formação dos ossos. A casca da fruta contém quarenta vezes mais cálcio que a polpa.

— A casca de batata inglesa tem mais vitamina C que a polpa da laranja.

— A casca de abacaxi é rica em fibras e bromelina, substância que promove a boa digestão. Também tem quase 40% a mais de vitamina C que a polpa. Consuma o suco ou o chá de casca de abacaxi logo após as refeições para usufruir seus benefícios.

— A casca de goiaba contém vitamina C e niacina. Suave e bem fina, a casca da fruta não incomoda muito o paladar e muitas pessoas consomem a goiaba já com casca. Você também pode usar para fazer geleias e doces.

— A casca do kiwi quase sempre é desprezada, por causa do excesso de pelos. Mas ela contém três vezes mais antioxidantes que a saborosa polpa verde. Você pode triturar a casca da fruta no liquidificador para fazer sucos, beneficiando-se dos nutrientes mas sem a desagradável textura da casca.

— Não descasque cenouras e abóboras na hora de prepará-las. Limpe bem os legumes e consuma a casca, rica em fibras e betacaroteno, que faz bem para o coração e diminui o risco de câncer.

E quanto ao risco de agrotóxicos?

É verdade que as cascas de frutas e legumes recebem maior carga de agrotóxico e fertilizantes. Para evitar o problema, consuma apenas vegetais orgânicos, cultivados naturalmente. A diferença no preço vai se traduzir em saúde para você e sua família.

Como aproveitar cascas?

As cascas de frutas podem ser usadas para fazer doces ou chás. O chá da casca de maçã, por exemplo, fica delicioso com canela em pau.

Você também pode fazer chá de casca de abacaxi com hortelã, ou chá de casca de laranja com mel.

brocolis_couve_flor

Talos e folhas de vegetais como brócolis, couve-flor, couve e espinafre podem ser usados para fazer caldos, sopas, picadinhos de vegetais e saladas variadas. Além de cuidar da saúde, você vai evitar o desperdício e economizar.

Cascas de banana e abacate também são muito usadas para a beleza da pele. Use a parte interna da casca da banana como esfoliante, colocando sobre ela um pouco de mel e de açúcar mascavo. Aplique sobre a pele do rosto e do corpo com suaves movimentos circulares e enxágue bem.

A parte interna da casca do abacate também é um excelente hidratante para a pele.

A casca de frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, funciona como repelente de mosquitos. Use um pedaço da casca no lugar dos tabletes de veneno em um daqueles aplicadores usados na tomada. Vai espantar os insetos sem os efeitos colaterais do tablete tóxico.

Cuidados na hora de aproveitar cascas de frutas e legumes

— Antes de usar as cascas, lave bem as frutas e legumes com água corrente e sabão, usando uma escova apropriada.

— Deixe-os de molho numa mistura de água e cloro ou vinagre, para eliminar micro-organismos que podem causar doenças.

— Use as cascas, folhas e talos imediatamente ou congele-os.

Categorias: Alimentação