Como Reduzir a Sensibilidade Dentária

Como Reduzir a Sensibilidade Dentária

A sensibilidade dentária é algo que afeta muitas pessoas. A ingestão de alimentos e bebidas quentes e frios, ou até mesmo doces açucarados provocam ardor e uma sensação latejante nos dentes, mesmo nos mais brilhantes e brancos. Normalmente asensibilidade-1 sensibilidade dentária resulta do desgaste nas camadas de proteção exteriores do dente, nomeadamente desgaste no esmalte da coroa ou no cemento na raiz. Quando estas camadas sofrem a desgaste expõe a dentina, uma zona do dente com grande quantidade de terminações nervosas.
A sensibilidade nos dentes provoca muita dor podendo até interferir no dia-a-dia. Este artigo apresenta 5 dicas que ajudam a aliviar a dor relacionada com a sensibilidade dentária.

1 – Pasta Dentífrica para Dentes Sensíveis
Existem diversas pastas de dente à venda que foram desenvolvidas para situações de sensibilidade dentária. Estas pastas têm na sua constituição nitrato de potássio, um ingrediente que ajuda a tapar as minúsculas aberturas criadas na dentina pelo desgaste. Nem sempre é possível resolver as situações de hipersensibilidade com o uso destas pastas, contudo os especialistas consideram que esta deve ser a primeira opção para aliviar a dor. O uso deste tipo de pastas tem de ser contínuo para um melhor efeito.

2 – Atenção ao Modo com Escova os Dentes
Escovas de dentes duras, esfregar os dentes vigorosamente ou lavar os dentes durante mais de dois minutos são tudo fatores que podem agravar a sensibilidades dos seus dentes. Lavar em demasia ou com excesso de força pode realmente desgastar o esmalte contribuído para o agravamento da sensibilidade dentária. Existem pessoas que por alguma razão possuem a raiz do dente exposta, pelo que uma escovagem errada provoca não só desgaste no esmalte como também no cemento.

dieta_alcalina3 – Evitar Líquidos ou Alimentos Ácidos
Comer alimentos como pickles ou laranjas ou beber líquidos como vinho ou suco de frutas coloca o esmalte sobre ataque constante. Se comer estes produtos deve lavar os dentes de seguida uma vez que o ácido degrada o esmalte. Contudo é preciso ter em atenção que os dentes só devem ser lavados cerca de 20 minutos após a ingestão destes produtos uma vez que uma escovagem imediatamente após a ingestão destes produtos pode prejudicar ainda mais o esmalte.

4 – Restauro das Barreiras do Dente
Como foi referido as pasta para dentes sensíveis nem sempre são suficientes. Nestes casos é possível recorrer a um dentista para ele aplicar alguns agentes de dessensibilização. O verniz de flúor e resinas de plástico podem ser aplicados em zonas sensíveis e atuam como agentes de dessensibilização. O problema deste método é que os materiais usados também sofrem desgaste com o tempo pelo que dentro de alguns anos o material tem de ser reaplicado.

5 – Parar de Ranger os Dentes
Em situações de estresse, tensão ou esforço é normal ocorrer o ranger dos dentes. Existe ainda a possibilidade de o ranger dos dentes ocorrer em situações que não são percetíveis para a pessoa como durante o sono. Este é outro fator que pode contribuir para aumento da sensibilidade dentária. Para evitar estas situações deve relaxar o maxilar de forma aos dentes estarem levemente separados. Durante o sono pode sempre tentar usar um protetor de boca ou mudar a posição de dormir.

23hImnKG1376933731

Categorias: Saúde