Como ter dentes brancos e saudáveis

Como ter dentes brancos e saudáveis

O sorriso é algo que nos cativa e todos queremos ter dentes brancos, alinhados e saudáveis para sorrir sem medo.

Com o tempo, os dentes tendem a amarelar, ficar manchados, apresentar rachaduras e até a cair, se não tomarmos cuidado. Podemos evitar o envelhecimento precoce dos dentes com algumas simples mudanças de hábito.

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Esperamos que as dicas sejam úteis!

1. Limão e sal

Numa xícara pequena, misture o suco de um limão com sal, formando uma pasta. Use-a para escovar os dentes cerca de três vezes por semana. Enxágue bem, inclusive a região ao redor da boca, pois o limão pode manchar a pele se entrar em contato com o sol. Outra observação importante: não use um recipiente de metal para preparar essa receita.

2. Escovar os dentes com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é muito usado como cosmético natural. Ponha um pouco de bicarbonato sobre seu creme dental e escove os dentes normalmente, uma vez por semana. Mas não utilize o bicarbonato mais que quatro vezes por mês e por mais de dois meses. Ele é muito abrasivo e pode danificar o esmalte dos dentes, afirmam os dentistas.

sorriso_dentes_beleza

3. Folhas de sálvia fresca

As folhas de sálvia podem ser esfregadas sobre os dentes para clareá-los. Use também as folhas secas, triturando-as e misturando o pó resultante ao seu creme dental.

4. Evite a formação de placa

As placas que se grudam nos dentes são formados por uma substância gosmenta que atrai bactérias. Elas liberam toxinas e causam o amarelamento dos dentes, podendo também causar cáries e problemas nas gengivas.

Evite a placa escovando os dentes logo após comer, evitando doces e carboidratos e usando fio dental pelo menos duas vezes por dia. Antes de dormir, use um enxaguante bucal com ação clareadora.

dentes_sorriso_macas

5. Coma maçãs

A maçã é considerada uma fruta que proporciona uma “escovação natural”, por ser crocante e resistir suavemente aos dentes, retirando a sujeira sem danificar o esmalte. Outras opções são a cenoura e o aipo, que também limpam os dentes sem pôr em risco sua cobertura natural. Esses vegetais são uma excelente alternativa ao uso do bicarbonato, e não têm contra-indicações.

6. Use canudo

Uma dica simples, mas que funciona. Se você não abre mão de bebidas que deixam os dentes mais escuros, como o café, chá preto e vinho tinto, além de refrigerantes, use um canudo. O canudo impede que a bebida entre em contato intenso com os dentes, prevenindo manchas.

O único problema será evitar um certo constrangimento ao tomar vinho num restaurante usando canudo! Mas vale o esforço para manter os dentes brancos e saudáveis.

7. Evite falar rápido demais

Pode parecer estranho, mas muitas vezes, trincamos os dentes ao falar rápido demais ou sob fortes emoções, como quando estamos com raiva ou com medo. Ao trincar os dentes, podemos quebrar algumas partes das bordas. Prefira ter mais cuidado ao usar a boca, respirando antes de falar, evitando acidentes.

morango_dentes8. Coma morangos

Sim, os deliciosos morangos estão sendo apontados como um excelente recurso para limpar os dentes e mantê-los mais brancos, sem muito esforço. Consuma-os após as refeições com uma fatia de queijo branco, para melhores resultados. Lembre-se sempre de escovar os dentes após as refeições.

9. Consulte seu dentista regularmente

Não adianta clarear os dentes, mas ter uma boca e gengiva mal-cuidadas. Consulte seu dentista a cada seis meses, para que ele possa realizar a limpeza regular da placa bacteriana, examinar a situação das gengivas e propor os tratamentos adequados, quando necessário.

10. Cuide da saúde do seu estômago

Você já deve ter ouvido falar que o mau hálito muitas vezes é decorrente de problemas estomacais, como a má digestão. Evite o consumo de alimentos pesados, como carnes gordurosas, frituras e doces. Procure um médico especialista se você suspeita que sofre de gastrite, azia ou qualquer outro problema relacionado ao estômago.

Categorias: Beleza