Como tornar sua dieta (menos) estressante

Como tornar sua dieta (menos) estressante

Quase ninguém gosta de fazer dieta, não é verdade? A maioria de nós prefere comer tudo o que quisermos, na quantidade e na hora que quisermos, sem ter que se preocupar com a balança.

Mas, por vários motivos, isso não é possível, e temos que abrir mão de sorvetes, chocolates, bolos, pães e queijos gordurosos, entre outras delícias.

Ainda que seja um difícil, uma dieta não precisa ser um sacrifício. Confira alguns conselhos para torná-la até um tanto divertida:

  1. Faça dieta com uma amiga — Pode ser uma irmã, sua mãe, tia ou melhor amiga. O importante é que vocês poderão compartilhar informações, apoiar uma à outra, evitar que deslizes aconteçam e até preparar receitas juntas. Tudo diet.

Casais que emagrecem juntos também conseguem excelentes resultados, sobretudo se vocês juntarem à dieta um bom programa de exercícios.

  1. Planeje seus menus — Uma das maiores dificuldades de qualquer dieta é a falta de tempo. O dia a dia agitado que levamos nas grandes cidades faz com que, muitas vezes, apelemos para o fast food, macarrão instantâneo ou apenas um sanduíche, alimentos com pouco valor nutricional e muitas calorias.

Não caia nessa armadilha e planeje seus menus num caderninho à parte, comprando todos os ingredientes necessários com antecedência para preparar suas refeições. Você também pode congelar as porções para cada dia da semana.

  1. Informe-se — Leia livros, revistas e artigos sobre a dieta específica que você deseja seguir ou sobre alimetação saudável em geral. Há dietas para certas condições de saúde, como o diabetes, pressão alta, fadiga crônica etc., e dietas variadas para perder peso. Manter-se bem-informada é uma excelente maneira de não sair dos trilhos.
  1. Acompanhe os resultados — Diariamente, anote as medidas da cintura, quadris e coxas usando a fita métrica, e anote também o seu peso. Quem quiser pode até criar um gráfico com os dados. Assim, você terá uma imagem representando seu avanço na dieta, o que será um forte motivador para continuar.
  1. Compartilhe seu progresso — Se você curte as redes sociais, pode criar um perfil no Instagram, no Facebook, Twitter e outras redes para compartilhar fotos do seu progresso, receitas e dicas. Pode também criar um blog ou canal no YouTube.

Muitas pessoas conseguiram a motivação de que precisavam, encontraram novas amizades e até mudaram de profissão graças às redes sociais. E o melhor de tudo: não paga nada para experimentar!

  1. Escolha uma terapia — Às vezes, quando a perda de peso é muito alta (mais de 20 kg), muitas pessoas precisam de acompanhamento psicológico para conseguir manter a dieta até o fim e mudar as crenças e maneiras de pensar que levaram ao ganho de peso.

Se você precisar de terapia, não hesite em buscar ajuda. Existem várias linhas de psicologia, e você pode encontrar uma que mais se adequa ao seu perfil.

  1. Tenha um “Diario da Dieta” — Durante uma dieta prolongada, é comum entrarmos numa “montanha-russa emocional”, com altos e baixos. Para ajudar você a lidar com as emoções em turbilhão, mantenha um diário em que possa escrever livremente como se sente dia a dia.
  1. Adapte seus pratos preferidos — Dieta não é mais sinônimo de privação. Existem vários ingredientes disponíveis hoje que têm poucas calorias e muito sabor. Leite condensado diet, pães pouco calóricos, sorvete feito com leite desnatado, entre outros.

Na internet, você poderá encontrar receitas deliciosas adaptadas para quem está de dieta, como pizzas, bolos e até coxinha light.

  1. Bebidas que saciam – É necessário aumentar a quantidade de líquidos em qualquer dieta, porque durante a perda de peso, o corpo precisa eliminar as toxinas liberadas na corrente sanguínea durante o emagrecimento.

Além da água pura, você pode preparar deliciosos chás gelados, águas saborizadas, sucos verdes e outras bebidas terapêuticas que ajudam na perda de peso, como a água de berinjela.

  1. Não se critique demais – É muito difícil realizar uma dieta prolongada sem cometer ao menos algum deslize. Se comer um ou dois brigadeiros ou “aquela” fatia de pizza, não se critique. Tente compensar com exercícios ou diminuindo as porções no dia seguinte.

Com essas dicas simples, você poderá perder peso com muito mais facilidade.

Afinal, a dieta não é uma inimiga, e sim uma grande amiga de sua saúde e bem-estar.