Conheça 40 alimentos com zero calorias

Conheça 40 alimentos com zero calorias

Sabemos que, para emagrecer, não basta apenas fazer exercícios físicos. É preciso consumir menos calorias do que o corpo gasta todos os dias, criando o que se chama de “déficit calórico” — gasta-se mais energia do que se consome, então, o corpo, além de não armazenar mais energia na forma de gordura, ainda terá que queimar suas próprias reservas para efetuar as funções cotidianas.

hamburguer_fast_foodA energia fornecida pelos alimentos é fundamental para as atividades celulares. Mas o consumo diário recomendado para homens é de 2.500 calorias por dia, e para as mulheres, de 2.000 calorias, com variações dependendo do tipo físico da pessoa, valor excedido facilmente com a dieta atual.

Para se ter uma ideia, um hambúrguer duplo pode ter mais de 1.300 calorias. Se consumido com um refrigerante e batatas fritas, seguido de um sorvete, a pessoa ultrapassa facilmente o limite de calorias recomendado. Resultado: o corpo armazena as calorias que sobram sob a forma de gordura, e a pessoa começa a apresentar sobrepeso.

O que significa “caloria”?
O termo “caloria” foi criado em 1824, pelo físico-químico francês Nicolas Clement. Trata-se de uma unidade de calor.

Uma caloria corresponde à quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura da água em 1°C.

Alimentos com zero calorias não são desprovidos de calorias. Todo alimento possui calorias, sob a forma de açúcares, lipídios ou proteínas. Mas os alimentos listados abaixo (e muitos outros que não aparecem na lista) são aqueles que queimam mais calorias do que contêm, durante o processo de digestão. Isso significa que você pode consumi-los à vontade — e ainda continuar a emagrecer.

Confira os alimentos com zero calorias e comece hoje mesmo a incluí-los na sua dieta:

alimentos_zero_calorias1. Maçã
2. Damasco fresco
3. Aspargos
4. Berinjela
5. Beterraba
6. Amoras
7. Mirtilos
8. Brócolis
9. Repolho
10. Abóbora-mimosa (Butternut)
11. Melão cantalupo
12. Cenoura
13. Couve-flor
14. Aipo
15. Pimenta
16. Agrião
17. Pepino
18. Endívias
19. Alho
20. Toranja
21. Vagem
22. Chá verde
23. Melão
24. Limão
25. Alface
26. Algas marinhas comestíveis
27. Manga
28. Cogumelos
29. Cebola
30. Mamão papaia
31. Pêssegos
32. Abacaxi
33. Rabanete
34. Espinafre
35. Tangerina
36. Tomate
37. Nabo
38. Melancia
39. Abobrinha
40. Morangos

Ao reduzir o seu consumo diário de calorias em apenas 100 cal, você pode:

— cortar o risco de desenvolver diabetes tipo 2
— diminuir o risco de um ataque cardíaco
— evitar o sobrepeso
— diminuir a dor nas articulações

pimentaAlguns alimentos acima ainda são termogênicos, ou seja, aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo, gastando ainda mais gordura. São eles a pimenta, o gengibre, o chá verde, a canela, o alho e a cebola, entre outros.

Além de contribuírem para o emagrecimento, esses vegetais fornecem nutrientes e vitaminas fundamentais para a boa saúde.

Sugestão de menu com zero calorias:

Café da manhã
1 maçã
1 suco verde com água de coco, aipo, gengibre e morangos
1 omelete (apenas com as claras) de espinafre, tomates, manjericão e ricota desnatada.

Dieta PeganAlmoço
1 porção de salmão, atum ou outro peixe de água fria assado no vapor, com ervas e sal
Salada de alface, agrião, couve-for e brócolis cozido no vapor

Lanche da tarde
Vitamina de frutas vermelhas com melão
Ou
Mamão papaia com iogurte desnatado e aveia

Jantar
O mesmo do almoço
Ou
Sopa de cenoura, brócolis e abóbora-mimosa, temperada com alho e cebola e caldo magro de legumes ou de frango.
1 xícara de chá verde adoçada com stévia

Observações:
— A dieta baseada em alimentos com zero calorias é muito eficaz para a perda de peso, mas não deve ser seguida por períodos prolongados, pois a restrição calórica pode interferir na saúde e bom funcionamento do organismo. Faça qualquer mudança na sua alimentação sempre de forma gradual e, se possível, sob a orientação do seu nutricionista.
— Seguida da maneira correta, entretanto, essa dieta pode fazer maravilhas para desintoxicar seu corpo dos efeitos nocivos das calorias excedentes. A gordura que está sobrando se acumula sobretudo no abdômen, onde pode até afetar os órgãos internos, como o fígado.
— Outro hábito que contribui muito para a perda de peso é consumir bastante líquido, sob a forma de água pura, sucos naturais, chás e caldos.
— Se você pratica exercícios físicos intensos, provavelmente precisa de um consumo diário de calorias mais elevado. Observe as necessidades do seu corpo e prefira calorias de boa qualidade, como as fornecidas por grãos integrais e proteínas magras, por exemplo, e evitando as calorias de digestão rápida, como os doces e carboidratos.
Com informações de YourWeightLossAid.com

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