Conhece A Vitamina D?

Conhece A Vitamina D?

4b2a746ed40e1af829d1fa82daa10Nos dias de hoje é muito comum os médicos prescreverem uma dose de vitamina D para tomar diariamente como forma de combate a algumas patologias. Ingerir produtos lácteos e apanhar banhos de sol permite ao nosso organismo obter alguma vitamina D, um nutriente fundamental para o crescimento saudável dos ossos e para manutenção do sistema imunológico, muscular e nervoso.
Mas nem sempre apanhar sol ou consumir leite são suficientes para obter a quantidade de vitamina D necessária, e hoje em dia existe uma grande quantidade de pessoas que é deficitária em este nutriente. A falta de vitamina D pode levar a sérios problemas de saúde como osteoporose, doença cardíaca e pressão arterial elevada.

A vitamina D
Este nutriente pertence ao grupo das vitaminas solúveis em gordura e é importante para o corpo uma vez que é necessária para que ocorra a absorção de cálcio, o crescimento celular, para um bom funcionamento do sistema imunitário. A sua principal função é manter os níveis normais de cálcio e fósforo no sangue.
Sem este nutriente os ossos não se desenvolvem adequadamente pelo que podem surgir doenças como osteoporose e raquitismo.

vitamina-DComo obter este nutriente?
A vitamina D vem de três fontes: a luz solar, alimentos e suplementos. Uma boa mistura de todas as 3 fontes é a melhor forma de obter a quantidade necessária deste nutriente, sendo que é praticamente impossível obter apenas através de uma única fonte toda a dosagem de vitamina D necessária.

Então e quanto é o suficiente?
A dose diária recomendada deste nutriente é cerca de 15 microgramas por dia. Isto é o equivalente a cerca de um iogurte fortificado com esta vitamina, dois ovos bem grandes e 3 porções de salmão cozido.
Um dos maiores problemas é que a vitamina D não está naturalmente presente em muitos alimentos. E como existem poucos alimentos com este nutriente, têm vindo a aparecer cada vez mais nas prateleiras dos supermercados alimentos como cereais, suco de laranja e leite enriquecidos com vitamina D.

Obter a vitamina de forma natural
Para quem prefere comer sem aditivos, em uma maneira mais natural, é importante manter em mente os alimentos que são naturalmente ricos em esta vitamina: gemas de ovo, peixes (cavala, salmão e atum enlatado) e cogumelos amadurecidos ao sul.
Apesar de a luz solar ser a maneira mais eficiente de obter a dose necessária de vitamina D diária, é importante lembrar que não de deve passar demasiado tempo exposto ao sol devido a problemas como o câncer da pele.

Além disso existem estudos que sugerem que a ingestão de suplementos alimentares orais e os alimentos são as maneiras mais seguras de aumentar os níveis desta vitamina. Isto porque é muito difícil medir a quantidade de exposição solar bem como a quantidade de vitamina que resulta dessa exposição.naom_556799ef354f1
Mas tem que se ter muita atenção com os suplementos de vitamina D. Ingerir demasiada vitamina D ou aumentar demasiado os seus níveis no organismo pode levar a uma diminuição do apetite, náuseas e até vómitos.

Agora já sabe mais sobre este nutriente que está na moda e que muitas pessoas ainda pouco conhecem.

Categorias: Saúde