Cuide bem dos seus olhos fazendo exercícios oculares

Cuide bem dos seus olhos fazendo exercícios oculares

Muitas pessoas usam óculos e muitas outras precisarão utilizá-los em algum momento da vida.

Isso porque o uso de aparelhos eletrônicos, como TVs, celulares, tablets e computadores tem nos feito forçar muito mais nossos olhos, prejudicando a visão.

Mas você pode cuidar da sua saúde, evitando que o grau dos seus óculos aumentem e até prevenir o uso de lentes corretivas e cirurgias. Neste artigo, compartilhamos alguns exercícios simples que você pode fazer em casa, diariamente, e notar os benefícios. Repita cada um dos movimentos abaixo por dez vezes, o que não leva mais de 15 minutos (para completar todos os exercícios).

exercicios_para_olhos

  • Olhe para cima e para baixo.
  • Olhe para os lados.
  • Olhe na diagonal para os dois lados (do canto superior direito para o canto inferior esquerdo, e vice-versa).
  • Faça um quadrado com os olhos no sentido horário e depois repita no sentido anti-horário.
  • Olhe para cima, depois olhe na diagonal para baixo, depois para cima novamente e para a diagonal no outro lado.
  • Olhe na diagonal, vá para o lado, depois olhe na diagonal e vá para o outro lado. Então, inverta o movimento no sentido contrário.
  • Faça círculos com os olhos: dez vezes no sentido horário e dez vezes no sentido anti-horário.
  • Faça um movimento de ziguezague com os olhos, indo e voltando de um lado para o outro.
  • Faça curvas verticais e horizontais com os olhos, tomando cuidado para não mover a cabeça.
  • Este parece difícil, mas basta tentar algumas vezes: movimente os olhos de maneira a fazer uma espiral, com círculos cada vez menores até focalizar num ponto à sua frente.

Outras técnicas para beneficiar a saúde ocular

É importante que você não passe mais de 30 minutos trabalhando no computador, lendo, assistindo TV ou realizando qualquer outra atividade que force muito a vista de maneira ininterrupta.

De 30 em 30 minutos, pare e passe alguns minutos olhando para um objeto distante, de preferência, pela janela.
Você também pode aquecer as mãos, esfregando uma na outra e então usá-las para cobrir os olhos, aquecendo-os e relaxando-os.

Pelos menos seis músculos trabalham para movimentar os olhos, e eles podem ficar tensos, flácidos ou “enferrujados” com o tempo, como qualquer outro músculo. Evite esses problemas realizando os exercícios acima e relaxe-os de tempos em tempos.

Trabalhando o foco

exercicios_para_olhos_focoOutro bom exercício para realizar com os olhos trabalha o foco, aproximando ou afastando um objeto do rosto. Para isso, você pode usar um lápis, caneta ou o próprio dedo, polegar ou indicador.

Segure o objeto com a mão e traga-o para perto do rosto, mantendo o olhar fixo nele. Lentamente, afaste o objeto do rosto, mantendo o foco nele, até esticar o braço completamente. Aproxime novamente o objeto do rosto e repita o movimento várias vezes.

Movimento de pêndulo

Este movimento é semelhante ao anterior. Você continua olhando fixamente para a ponta do dedo ou lápis, enquanto movimenta o braço esticado de um lado para o outro, como se fosse um pêndulo. Repita o movimento fazendo círculos no ar com o braço, sem tirar os olhos da ponta do dedo ou do lápis.

Lembre-se sempre de manter o olhar relaxado e o braço também, para não cansar. Cada um desses exercícios deve ser praticado por cerca de dois minutos.

Piscar sempre e lentamente

Muitas pessoas sofrem com o ressecamento dos olhos. Isso ocorre porque a única maneira da córnea se manter lubrificada é quando piscamos. Afinal, não há irrigação da área. Portanto, sempre pisque o máximo que puder, lentamente, ao longo do dia. Assim, você evitará o ressecamento dos olhos, dor e cansaço ocular, entre outros problemas.

Massageie os olhos suavemente

exercicios_para_olhos_relaxamentoAlgumas vezes durante o dia, sobretudo se você usa muito o computador, dê uma pausa para massagear os olhos com a palma das mãos. Isso vai estimular a circulação sanguínea que irriga os olhos e também a lubrificação através das lágrimas. Relaxe, respire profundamente e aprecie a maravilha que é a sua visão.

E não se esqueça: use óculos de sol no dia a dia, para proteger os olhos da luminosidade intensa. Durante a noite, opte por cortinas blackout para barrar a luz que entra pelas janelas e impede que os olhos relaxem por completo. Uma alternativa mais prática e econômica é usar uma máscara para proteger os olhos durante o sono. Ela pode ser levada para qualquer lugar e custa pouco.

Categorias: Saúde