Como Curar Uma Queimadura Solar

Como Curar Uma Queimadura Solar

Seja na primavera ou no verão existe dias de sol que devem ser aproveitados. E é inevitável, seja por que se está de férias ou porque se trabalha na rua, todos acabamos por apanhar uma grande quantidade, chegando por vezes a ser a demasia mesmo. É claro que a grande maioria das pessoas sabe as regras do correto uso do protetor solar mas mesmo assim ocorrem muitas situações de queimaduras solar todos os anos. Estas queimaduras não são nada divertidas e podem ser muito perigosas.

Queimaduras solares
Este é um tipo de queimadura muito comum nas pessoas com idades entre os 18 e os 30 anos, sendo que cerca de 65% das pessoas caucasianas relatam ter sofrido pelo menos uma queimadura solar o ano passado.
As queimaduras devem-se a uma exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV). Apesar do nosso corpo possuir melanina, a substância que dá a cor à pele e protege da ação dos raios UV, é fácil desenvolver vermelhidão, bolhas e mesmo edema se não for usada a proteção adequada.
A investigação científica tem demonstrado que apanhar escaldões de forma constante pode aumentar significativamente o risco de desenvolver câncer de pele. Existe mesmo um estudo que concluiu que mulheres que apanharam queimaduras 5 ou mais vezes até aos 20 anos de idade têm 80% mais risco de desenvolver melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

crianca-protetor-solar-size-620Como agir
Seja prudente com o sol. O melhor para curar uma queimadura solar é evitar que elas ocorram em primeiro lugar. Para isso é importante não passar demasiado tempo ao sol, usar vestuário adequado e que cubra a pele mais sensível e aplicar protetor solar regularmente. O ideal é usar protetor solar de largo espectro (o que significa que protege contra raios UVA e UVB), resistente à água e possua um elevado fator de proteção solar, entre 30 ou 50. Pode também ser importante evitar andar ao sol na altura em que este está mais forte, ou seja, entre as 11 e as 15 horas.

Mas se para quem não se protegeu adequadamente aqui ficam algumas dicas para tratar as queimaduras:

– Refrescar
sumo-aloe-vera-300x291Aplicar uma compressa fria ou água termal na zona da queimadura. Mas nunca colocar gelo uma vez que este pode danificar a pele ou queimar ainda mais. A água termal é ideal para quando não se aguenta a compressa fria diretamente na pele.

– Aliviar a dor
Gel de aloé vera ajuda a reduzir a inflamação na pele. Evite produtos geles ou outros produtos que contenham álcool uma vez que este pode secar ainda mais a pele.

– Vá a farmácia
Tomar um anti-inflamatório como o iboprufeno ou aspirina ajudam a eliminar a dor e a inflamação. Existem também outros medicamentos de aplicação tópica que ajudam a eliminar a dor, vermelhidão, edema e inchaço provocado pelas queimaduras.

– Cuidado com as bolhas
Se aparecerem bolhas na zona afetada estas não devem ser rebentadas. Em vez disso deve-se usar uma gaze para as tapar. Se por acaso algumas rebentarem é importante aplicar uma pomada com antibiótico e depois cobrir com gaze para prevenir o aparecimento de infeções.

– Não usar roupas apertadas
Provavelmente vai ser mais confortável andar com roupas mais largas.

Categorias: Saúde