Deliciosa sopa de abóbora com camarão para emagrecer!

Deliciosa sopa de abóbora com camarão para emagrecer!

Comida “de dieta” não tem que se ser sem gosto. Neste artigo, vamos ensinar uma deliciosa sopa de abóbora com camarões cozidos que é muito gostosa, nutritiva e pouco calórica, para você comer bem sem ter que ver todo seu esforço em perder peso ir por água abaixo.

Antes de passar à receita, falaremos também sobre alguns benefícios dos ingredientes desta sopa, que ainda por cima é bem fácil de fazer. Confira!

Benefícios nutricionais da abóbora

pumpkinA abóbora ou jerimum é um vegetal rico em vitamina C e outros nutrientes. Também é livre de colesterol e de gorduras, além de ser rica em fibras, que contribuem para o bom funcionamento dos intestinos, para a desintoxicação do corpo e para a eliminação dos dejetos.

Uma xícara grande de abóbora cozida, porção que usaremos para preparar esta sopa, supre 100% das necessidades diárias de vitamina A de um adulto, além de fornecer mais de 500 mg de potássio, teor maior que o da banana.

Sua polpa doce é usada tanto em pratos salgados como doces. Além de sopas e cremes, é possível fazer purês de abóbora, maionese de abóbora e abóbora refogada ou grelhada ao forno. Seu sabor suave a torna um perfeito acompanhamento para carnes.

Vagem: alimento perfeito para dietas de emagrecimento

vagemA vagem é um alimento ideal para quem quer perder peso. Pouco calórica, ela garante uma boa sensação de saciedade, além de ser rica em vitamina C, ferro, maganês e potássio, entre outros nutrientes. Cerca de 100g de vagem contém apenas 35 calorias. Nesta sopa, ela agrega sabor e vitaminas, sem adicionar mais gordura ao cardápio.

Você deve preparar a vagem lavando-a bem e retirando suas pontas e uma fibra que às vezes corre ao longo do comprimento do vegetal. Depois, basta cozinhá-las normalmente no vapor para utilizar na sopa.

Batata inglesa: calórica, mas uma aliada do sistema nervoso

Rica em carboidratos e calorias – 100g de batata-inglesa contém cerca de 70 calorias – a batata também é rica em vitamina B6, necessária para diversos processos do corpo e para a saúde do sistema neurológico. Também contém ferro, cálcio e fósforo. Nesta receita, usaremos pouca quantidade, apenas para dar um pouco de sabor e cremosidade à sopa, já que a batata também é rica em amido.

Camarões e seus benefícios para a saúde

Se você não tem alergia a crustáceos, pode incluir o camarão na sua dieta de emagrecimento. Oferecem uma carne magra, rica em proteína, cálcio, iodo, vitaminas, como as do complexo B, e zinco. Entretanto, seu consumo deve ser moderado para pessoas que sofrem com o colesterol alto ou com excesso de ácido úrico no corpo. Na sopa, o camarão garante o aporte necessário de proteína sem adicionar muitas calorias, além de agregar bastante sabor.

Receita de sopa de abóbora e camarão

1 xícara grande de abóbora cozida
2 batatas-inglesas pequenas cozidas
1 xícara média de vagem cozida
Caldo do cozimento
1 xícara pequena de camarões cozidos e descascados
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem prensado a frio
Ervas para temperar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

sopas detoxComo preparar:

1. No liquidificador, coloque a abóbora, a vagem e a batata cozida. Bata por alguns minutos acrescentando o caldo do cozimento dos legumes aos poucos, até obter a consistência de uma sopa.
2. Numa frigideira, aqueça o azeite e doure o dente de alho amassado. Junte os camarões e tempere com sal, pimenta-do-reino e ervas finas. Refogue até que o camarão fique dourado, mexendo sempre para não queimar.
3. Acrescente o creme de legumes cozidos e mexa por alguns minutos. Ajuste o sal e pronto.

Se preferir, sirva com torradas light de pão integral e com um suco verde natural. Esta sopa é pouco calórica, mas não deve ser consumida em excesso durante as fases mais agressivas da dieta, quando se deseja perder muito peso em pouco tempo.

Pode ser guardada na geladeira por até três dias, em recipientes de vidro hermeticamente fechado.

Bom apetite!

Categorias: Dietas