Descubra qual sua pisada e dê adeus à dor nas costas

Descubra qual sua pisada e dê adeus à dor nas costas

Sabia que, muitas vezes, a dor nas costas se deve a uma postura inadequada, e que o sapato e tênis certos podem fazê-la desaparecer?

Além disso, usando o calçado mais adequado para seu tipo de pisada, você também estará prevenindo a degeneração de ossos e articulações, cuidando melhor da sua saúde.

Dores no joelho e nos calcanhares também podem ter como causa a pisada incorreta. Para corrigir sua pisada, existem diversos recursos, como tênis com solados especiais e palmilhas que podem ser inseridas em qualquer calçado para melhorar seu conforto e proteger sua coluna.

Quais os tipos de pisada?

Quando corremos, a cada passo, os ossos dos pés, pernas, costas e quadris precisam absorver cerca de oito vezes o peso do nosso corpo. Quando caminhamos, também há impacto, por isso, mesmo que você não pratique corrida, precisará descobrir qual seu tipo de pisada e comprar o tênis adequado.

Os tipos de pisada são:

  1. Pronada: Se os solados dos seus sapatos ficam mais gastos na parte de dentro, é sinal de que sua pisada é pronada. Nela, a pressão é maior do lado de dentro dos pés, que podem não ter o arco bem definido. Essas pessoas muitas vezes têm dores no joelho e pernas em formato de “X”, com muitas variações.
  1. Supinada: Se os solados dos seus sapatos ficam mais gastos na parte de fora, provavelmente sua pisada é supinada. Pessoas com a pisada supinada tendem a ter pés muito arqueados, e pressão se concentra mais nas bordas do pé — a pessoa ganha impulso na região do dedo mindinho, ao contrário do que acontece na pisada pronada, que ganha impulso no polegar.
  1. Neutra: A pisada neutra distribui a pressão corretamente por toda a superfíecie dos pés e geralmente não precisa de correções. As pessoas com a pisada neutra têm uma curvatura normal e geralmente não sentem dores ao caminhar ou correr. Também estão mais protegidas contra lesões. Podem se concentrar em outros aspectos do tênis, como seu amortecimento e ajuste ao pé.

Faça o teste da pisada

O ideal é ir a um ortopedista ou fisioterapeuta que possa realizar o teste da pisada com você e determinar qual seu tipo. Algumas lojas de acessórios para os pés e lojas de tênis possuem máquinas que realizam o teste de maneira rápida e segura.

Mas se você não pode realizar o teste com um profissional de saúde ou não pode investir num teste pago, pode fazer o seu em casa.

Você vai precisar de:

  • 4 folhas de papel (pode ser jornal)
  • Superfície plana para caminhar
  • Caneta ou hidrocor grosso

Instruções:

— Arrume as folhas de papel sobre a superfície plana, uma um pouco à frente da outra, como se fossem passos.

— Molhe os pés e caminhe sobre as folhas de papel, como faria normalmente.

— Usando a caneta ou hidrocor, contorne a sua pisada.

Agora, compare seus resultados com a imagem abaixo:

tipos-de-pisadas-2-min

Como equilibrar melhor a pisada:

Como dito acima, existem inúmeros recursos para equilibrar a sua pisada e prevenir os danos causados por uma pisada inadequada. O primeiro passo é escolher o tênis certo para sua atividade física.

Há pessoas que correm curtas distâncias, longas distâncias (maratonistas), que realizam trilhas em terrenos acidentados, outras que gostam de correr na areia fofa da praia, outras ainda que preferem caminhadas leves ou atividades aeróbicas.

Converse com um bom ortopedista para saber qual o melhor tênis para seu caso, ou aconselhe-se com especialistas de grandes marcas de tênis. Muitas vezes, as lojas dessas marcas oferecem essa consultoria de graça para os clientes.

Para o dia a dia, você pode comprar palmilhas em lojas de produtos ortopédicos, feitas para corrigir os dois tipos de pisadas, amortecer o impacto que seu corpo precisa suportar e aumentar seu conforto. Também servem para evitar bolhas, rachaduras e calos nos pés.

Mais dicas de saúde

Além das dicas acima para descobrir qual seu tipo de pisada, lembre-se sempre de realizar alongamentos antes e depois da corrida, caminhada ou aeróbica.

Complemente seu programa de exercícios com uma dieta adequada e um sono restaurador e aproveite os efeitos benéficos sobre sua sua qualidade de vida!

Categorias: Saúde