Dicas de beleza para homens: cuidando da barba

Dicas de beleza para homens: cuidando da barba

Talvez a dica de beleza mais importante para os homens seja: “não há nada de errado em ser vaidoso”. O homem que se cuida e se valoriza está cada vez mais confiante e as mulheres reconhecem que, se ele se cuida, também vai cuidar melhor dela.

Neste artigo, vamos falar sobre a barba e a pele do rosto e pescoço, e sobre como evitar alergias e irritações.

1. Cuidados básicos com a pele masculina

Faça uma esfoliação ao menos uma vez por semana, usando um produto de que goste ou preparando seu esfoliante em casa:

barba_espuma_de_barbear– Se sua pele está irritada ou tem acne, prefira um esfoliante suave. Misture um pouco de iogurte natural com aveia em grãos. Aplique sobre a pele, em movimentos circulares.

— Se sua pele está saudável, use um esfoliante mais intenso: misture mel e açúcar granulado. Aplique sobre a pele suavemente, em movimentos circulares. Enxágue com água morna e use um hidratante.

Proteja sempre a pele do sol, usando um bom protetor solar e bonés, se gostar. A pele queimada pelo sol fica mais fina e sensível, o que pode levar a lesões durante o barbear.

Também não custa lembrar: use sempre espuma de barbear, para evitar atrito entre o barbeador e a sua pele.

2. Evitando alergias

barba_alergia_gileteHomens podem ser alérgicos a uma série de substâncias, assim como as mulheres. As principais alergias que oferecem perigos à pele do rosto são alergias ao metal da gilete usada no barbeador, a filtros solares, loções pós-barba e a produtos de higiene, como sabonetes faciais.

Se você é alérgico a giletes, o melhor talvez seja utilizar o barbeador elétrico ou a depilação com cera. A vantagem da depilação com cera é que ela dura cerca de quatro semanas, mas a desvantagem é que pode ser bem dolorosa, pois a pele do rosto e do pescoço é mais delicada. Já o barbeador elétrico é mais indicado também para quem sofre com a acne.

Para testar se você é alérgico a um produto de beleza ou de higiene, aplique um pouco sobre um pedaço pequeno da pele interna do braço. Aguarde 15 minutos. Se nenhuma vermelhidão ou efeito adverso aparecer, você pode usar o produto com tranqüilidade.

3. Faça a barba sempre no sentido do crescimento dos pelos

barba_como_fazerPara evitar pelos encravados, sempre passe a lâmina sobre a pele no sentido do crescimento dos fios. Se precisar finalizar no sentido contrário, faça isso muito devagar e com cuidado.

4. Remédio natural para cortes e irritações: aloe vera

Se você sofre com alguns cortes ou irritações após fazer a barba, pode usar a aloe vera, uma planta com alto poder cicatrizante.

Conhecida como babosa em muitas partes do Brasil, a aloe vera é fácil de encontrar e de cultivar em casa, sendo um excelente remédio natural, útil para uma infinidade de moléstias.

Basta cortar um pedaço da folha da aloe vera, retirar os espinhos laterais usando uma faca e retirar a polpa em gel. Para isso, corte o pedaço da folha no sentido do comprimento, dividindo-a em duas metades. Com uma colher, retire a polpa cuidadosamente.

Aplique o gel da planta sobre as áreas feridas ou irritadas da pele e não enxágue. A aloe vera vai hidratar e facilitar o processo de cicatrização.

Quer deixar a barba crescer? Está na moda!

barba_imagem_slideAliás, a barba nunca saiu de moda e provavelmente nunca sairá. Trata-se de um dos maiores símbolos de virilidade. Tornou-se comum nas últimas décadas um certo culto à androgenia, quando as fronteiras entre os dois sexos ficam difíceis de determinar.

Na contramão dessa tendência está a barba, que deixam a masculinidade bem marcada e, para alguns homens, ajudam-nos a se reconectar com uma virilidade viva, pulsante e sagrada. A barba pode facilitar a conexão do homem com a sua essência… de homem!

Confira algumas dicas:

— Se você quiser um visual mais despojado, pode usar barbas ralas.
— Se quiser passar uma imagem mais madura e séria, pode usar barbas mais densas.
— Para quem quer brincar com um visual mais despojado, por que não usar um cavanhaque ou barbixa?

Categorias: Beleza