Dicas de Jogging para Emagrecer

Dicas de Jogging para Emagrecer

O jogging é uma das formas mais populares de fazer exercício. É mais saudável e eficaz que realizar apenas caminhadas e os especialistas afirmam ser uma melhor opção para os músculos e ossos. Praticar jogging é uma boa opção para quem pretende perder peso, contudo é preciso ter em conta algumas dicas nutricionais e de exercício que permitem obter um melhor desempenho.

Aqui são apresentadas algumas dicas relacionadas com a prática de jogging que ajudam a perder mais peso e aumentam o desempenho físico.

1 – Corra durante 45 minutos ou mais, 3 vezes por semana45minutes-timer
Tem de existir um equilíbrio perfeito entre a frequência e a duração do exercício uma vez que é tão importante a duração das corridas quanto a sua frequência semanal. A corrida é uma prática física de intensidade moderada pelo que tem benefícios para a perda de peso se for praticada por períodos de 45 a 60 minutos. Se é iniciante nesta prática não deve ficar preso à ideia de fazer exercício todos os dias. O seu organismo não está habituado pelo que depressa irá sofrer com dores e lesões musculares se começar a praticar desporto diariamente. Opte por começar sessões de 45 minutos, 3 dias por semana, para conseguir perder alguns quilos extra. Quando se sentir perfeitamente capaz de suportar os 3 dias de exercício tente adicionar mais dias ao seu programa de atividade física.

2 – Conte as Calorias
Isto é algo que pode ser incómodo de fazer mas manter registo das calorias que se consomem e se queimam na corrida pode ajudar a manter os níveis de motivação. Para perder peso de forma ideal é importante conjugar o treino com uma restrição calórica, isto é, se ingerir menos calorias do que as que perde durante o dia os resultados vão ser melhores. O valor de calorias queimado depende do peso corporal. Deve adequar o consumo e o treino à sua condição física.

 

3 – Tenha dias de folgaJogging_couple_-_legs
É muito provável que a alguma altura sinta mais motivação para obter a forma física desejada e acabe por tentar correr todos os dias. Motivação é algo que não se deve perder mas não deixe de ter em conta os benefícios que as pausas podem trazer para o seu organismo. Optar por ter dias de folga possibilita ao corpo recuperar, evita o aparecimento de lesões relacionadas com exercício em excesso e é uma ótima forma de combater o tédio e o esgotamento mental porque nem sempre temos a capacidade emocional para correr todos os dias. Lembre-se que não correr não quer dizer que tenha um dia de folga no regime de perda de peso. Pode não correr mas não deve optar por excessos alimentares nestes dias nem por ficar apenas em casa.

4 – Coma antes do treino
Não se esqueça de se alimentar corretamente antes do jogging. Mesmo sendo um exercício de atividade moderada é necessário um apoio nutricional adequado para conseguir aguentar uma corrida de 45 a 60 minutos. Coma uma pequena refeição rica em carboidratos 30 minutos antes da corrida, optando por cereais ou pão integral.

alimentacao-correta-pre-e-pos-treino

Estas são dicas que permitem melhorar o desempenho no jogging, auxiliando na perda de peso.

Categorias: Fitness, Saúde
Tags: Jogging