Dicas de Saúde e Fitness para Homens Idosos

Dicas de Saúde e Fitness para Homens Idosos

Um envelhecimento ativo permite ter mais anos de vida bem como uma melhor qualidade de vida nas pessoas mais idosas. A prática de atividade física de forma mais ou menos regular promove uma maior vitalidade tanto para mulheres como para homens.
Neste artigo encontrará dicas de saúde e fitness para o homem idoso. Estas dicas ajudam homens idosos a perder peso extra e a permanecerem mais saudáveis.

1 – Cortar no álcool.beforeaftergyno-630x315
Se não quiser eliminar o álcool da sua dieta pelo menos diminua o consumo. O álcool desidrata o corpo e tem muitas calorias. Além disso o consumo excessivo de álcool leva ao crescimento do tecido conjuntivo na zona mamária, pelo que o homem fica com mamas de maior dimensão.

 

Highgrove_Sauna

2 – Seja utilizador de saunas. 
Na Finlândia foi demonstrado que o calor seco da sauna é benéfico para o coração de homens de meia-idade. Uma ida à sauna por semana diminui o risco de ataque cardíaco até 63%.

 

 

3 – Deve ter atenção ao seu perímetro abdominal.
Meça a cintura. Ela não deve ser maior que metade da sua altura. Por cada centímetro a mais você perde meses de vida, ou até mesmo anos.

4 – Corra 1.5 quilómetros e cronometre o tempo.
Se achar que aguenta esta distância tente este teste. Um estudo da Universidade do Texas relata que se um homem de 55 anos necessitar de 15 minutos para percorrer esta distância terá 30 porcento de risco de desenvolver doenças cardíacas. Por outro lado se um homem conseguir correr esta distância em apenas 8 minutos tem menos de 10 porcento de risco de morte por estas doenças. Este teste é uma forma de avaliar o risco de ataque cardíaco e ao mesmo tempo ajuda na avaliação da condição física.

5 – Faça uso das bicicletas de ginásio.
Seja em ritmo acelerado ou lento, fazer pequenas corridas nestas bicicletas ajudam a manter a condição física. Análises da Universidade Abertay sugerem que homens mais idosos que consigam realizar sprints de 1 minuto, 2 vezes por semana, nestas bicicletas conseguem perder cerca de 1 quilo de gordura em 2 meses.

6 – Use as escadas.
Usar as escadas em vez do elevador trás benefícios para o bem-estar. Sabia que subir cerca de 55 lances de escada por semana pode reduzir o risco de morte prematura em 15 porcento ou que subir dois lances de escada por dia durante 1 ano podem diminuir 3 kg no seu peso? Além disto este pequeno exercício diário permite reduzir os níveis de colesterol.

7 – A prática de exercício diário previne o envelhecimento.
Este fato deve convencer até os mais preguiçosos. Estudos da Universidade de Ontario mostram que homens que praticam cerca de 45 minutos de exercício 3 vezes por semana parecem mais jovens. Biopsias de pele de indivíduos de 40 anos que seguiam este plano de exercícios demonstraram peles parecidas às de pessoas mais novas, ou seja, peles menos envelhecidas quando comparadas com indivíduos de 40 anos inativos fisicamente.

8 – Dieta rica em aminoácidos e proteína.
Uma dieta rica em proteína e aminoácidos é essencial para o equilíbrio do organismo. Se tiver deficiências nestes nutrientes opte por complementar a dieta com suplementos dietéticos ricos nestes nutrientes.

idoso-musculacao-620x270

Estas são apenas algumas das dicas que podem ajudar um homem de mais idade a permanecer mais saudável. Ser idoso não significa não pensar na suade e bem-estar.

Categorias: Fitness, Saúde