Dicas para corrigir e manter uma boa postura

Dicas para corrigir e manter uma boa postura

Para evitar problemas de coluna, dores lombares e nos ombros e vários outros males, é preciso cuidar da nossa postura. Além do mais, a postura incorreta pode até aumentar a gordura abdominal e pressionar órgãos internos, prejudicando a respiração e o funcionamento do corpo.

Existem hábitos e exercícios que nos ajudam a manter uma postura correta, mas desvios muito grandes da coluna precisam do acompanhamento de um bom ortopedista.

6 dicas para manter uma boa postura

1. Abdominais para fortalecer os músculos
Uma das melhores maneiras de corrigir a postura é desenvolver músculos abdominais fortes, que ajudam os ossos a suportar a carga. No abdômen, ficam órgãos vitais, como fígado, rins e intestinos, portanto, a área precisa ser bem protegida por músculos robustos. Você também deve evitar o excesso de gordura, que adiciona um peso extra sobre as articulações da coluna.

Se você não gosta dos exercícios abdominais tradicionais, pode tentar outros, que fortaleçam indiretamente os músculos da barriga. O pilates, a ioga, a capoeira e a natação são excelentes para isso, além de serem mais divertidos que a musculação.

Navasana_postura_para_musculos_abdominaisEste exercício é bem fácil e, se praticado todos os dias, por apenas cinco minutos, pode lhe ajudar a ter músculos abdominais mais fortes:

– Sente-se no chão com as pernas esticadas à frente do corpo.
– Estique os braços à sua frente, mantendo-os paralelos, na mesma altura dos ombros.
– Lentamente, levante as duas pernas juntas, cerca de quarenta centímetros acima do chão. Se preferir, dobre os joelhos, mantendo um ângulo de 90°.
– Mantenha a postura por 30 segundos a um minuto, com respirações curtas e rápidas.
– Repita mais duas vezes.

2. Bola de Pilates ao invés da cadeira
A bola de Pilates, muito usada para diversos exercícios tonificantes, pode substituir sua cadeira de escritório. Uma das maiores causas de dores nas costas é o fato que passamos muito tempo sentados, trabalhando no computador.

Focados no trabalho a ser feito, nem percebemos que a coluna está corcunda, que os ombros estão tensos, ou que a postura está completamente errada. Muitas vezes, nem sentimos a dor, porque precisamos realizar nossas tarefas diárias.

postura_correta_bola_de_pilatesO melhor é parar a cada 45 minutos e fazer uma breve caminhada, mas nem todos podemos fazer isso, ao trabalhar num escritório ou no atendimento ao público, por exemplo.

Para minimizar os efeitos de ficar muito tempo na posição sentada sobre a coluna, use uma bola de Pilates ao invés da sua cadeira. Ela “obriga” os músculos do tronco a permanecer flexionados, o que alivia o peso da coluna. Também exige que você se mantenha na postura ereta, para não cair da bola. Um investimento simples que fará muito bem à sua saúde.

3. Calçados apropriados
As pessoas pisam no chão de maneira diferente, de acordo com a anatomia de seus próprios pés. Existem três tipos de pisada: pronada, neutra ou supinada, e alguns tênis e palmilhas são adaptados para que você possa caminha sem lesar seus ossos, músculos, coluna ou articulações.

Caminhar ou correr com o tênis inadequado pode levar não apenas a lesões e a dores das costas, como também a dores nos joelhos, calcanhares e pés. Saiba mais aqui.

4. Evite exercícios de alto impacto
Alguns exercícios de alto impacto, como a corrida, podem causar dores nas costas e até lesões, quando praticados de forma incorreta. Se você já tem um histórico de dor nas costas, prefira atividades de menor impacto, como caminhadas, natação ou ciclismo.

dormir_boa_postura5. Durma em posições que não comprometam a coluna
As pessoas que gostam de dormir de barriga para baixo podem desenvolver problemas de coluna, pois a postura força as vértebras. Uma boa posição é dormir de lado, com um travesseiro de altura apropriada apoiando a cabeça e outro entre as pernas. Essa posição é sobretudo recomendada para mulheres grávidas, desde que se durma sobre o lado esquerdo do corpo, para não comprometer a circulação.

6. Não passar muito tempo em pé
Algumas profissões, como a de vendedor e garçom, exigem que o profissional passe muito tempo em pé ou caminhando. Para evitar dores nas costas e problemas circulatórios, use calçados confortáveis, com salto médio, nem muito altos, nem muito baixos. Ao contrário do que se pensa, os solados muito baixos não ajudam o corpo a manter uma boa postura.

Categorias: Saúde