Dicas Para Estimular as Suas Defesas e Prevenir Gripes

Dicas Para Estimular as Suas Defesas e Prevenir Gripes

O Inverno é uma época do ano muito propícia ao aparecimento de constipações e gripes, muito por culpa do frio e da chuva. As constipações e as gripes são sempre um incómodo, seja por causa da febre, dores musculares ou de garganta, tosse ou o nariz sempre entupido. O melhor mesmo é preparar-se para o Inverno arranjando maneiras de manter-se saudável e preparando o seu organismo contra os vírus e bactérias infeciosas.
Leia neste artigo algumas dicas recomendadas por profissionais de saúde para aumentar as suas defesas e sobreviver ao Inverno sem grandes problemas.
IMG_2091
1 – Prepare-se antes de o Inverno chegar
O tempo é imprevisível de ano para ano pelo que o pico da gripe pode ocorrer entre Outubro e Fevereiro. A melhor maneira então de prevenir a doença é levar a vacina contra a gripe logo após esta estar disponível, idealmente até Outubro, para garantir que a proteção antes do inicio da temporada da gripe.

2 – Tome antioxidantes
Os estudos científicos demonstram que tomar antioxidantes como o zinco desde o primeiro dia de sintomas de resfriado permite reduzir a duração e a gravidade da doença. Para manter-se mais equilibrado e saudável deve optar por tomar todos os dias suplementos alimentares que contenham zinco. Vitamina C também é uma opção uma vez que esta também é antioxidante.

3 – Pratique um estilo de vida saudável
Pratique exercício físico para manter o corpo forte, mantenha-se ativo e coma uma grande variedade de vegetais (frutas e legumes ajudam a estimular o sistema imunológico). Tenha também em atenção as horas de sonho, dormir as 8 horas ajudam o seu organismo a manter-se equilibrado. Dormir permite ao corpo fazer a desintoxicação e reparação, melhorando todo o processo de cura.

4 – Beba águaIMG_2092
O normal é beber sempre muita água durante o dia, todo o ano. Contudo se ainda é das pessoas que não consegue beber muita água deve fazer um esforço extra durante a temporada de gripes e resfriados. A água ajuda a reduzir o risco de infeção e caso já esteja doente a água é importante para substituir os líquidos perdidos quando se tem febre.

5 – Comece a tomar probióticos
Estes produtos parecem ajudar a promover a imunidade, contudo a sua ação é mais notada a nível da saúde digestiva. Em casos em que a gripe leva a problemas digestivos como vómitos, tomar probióticos ajuda a aliviar alguns desses problemas. Se não for muito a favor deste tipo de produtos pode sempre optar por medicamentos homeopáticos. O gengibre ou o alho tem bons resultados no alívio de sintomas como febre e náusea.

6 – Abra as janelas
Evite a tentação de fugir do frio fechando as janelas e ficar bebendo quente. Manter a circulação de ar na sua casa ou local de trabalho é importante para evitar a propagação de germes. O ar do exterior permite manter os ambientes fechados mais saudáveis.

IMG_20937 – Cuidados de higiene
Se estiver doente use lenços de papel, espirre para o braço. Lave muitas vezes as mãos ao longo do dia. Se algum parente seu estiver doente tente manter uma certa distância. Se estiver doente fique em casa.

Categorias: Saúde