Dicas para ter Unhas Mais Fortes e Longas

Dicas para ter Unhas Mais Fortes e Longas

As unhas são uma parte importante no visual de uma pessoa. Seja homem ou mulher, todos devem tentar apresentar umas unhas bonitas, fortes e sem sujidade ou fungos. Para muitas pessoas isto acaba sendo difícil porque possuem unhas fracas e muito quebradiças. Existe forma de melhorar a sua resistência e aspeto mas são necessários alguns cuidados extras e é um processo que demorará algum tempo.

Neste artigo são apresentadas algumas dicas que ajudam a obter unhas mais fortes e resistentes.

 

01_2

 

1 – Evite utilizar verniz

Se as suas unhas estão num estado muito ruim pode ser importante ficar um tempo sem usar verniz de tipo cosmético. Em situações muito avançadas pode ser necessário realizar um programa de reparação de alguns meses recorrendo a produtos fortificantes e regeneradores pelo que se deve deixar de lado o verniz até se conseguir obter unhas “normais”.

 

2 – Faça um corte rente

Se a ideia é começar um programa de reparo é importante começar do zero. Corte as unhas muito pequenas de forma a tentar que estas cresçam apenas quando forem fortes e saudáveis.

 

formatos-de-unhas

3 – Escolha uma forma adequada

As unhas podem ser cortadas em diferentes formas, umas mais curtas outras mais alongadas, com uma linha mais direita ou bicudas. Quando se tem unhas fracas não se deve optar por usar formas muito longas. O mais correto é optar por unhas curtas ou em forma de quadrado porque têm menor tendência a partir. Por outro lado a forma de amêndoa é muito frágil.

 

4 – Atenção ao limar

O movimento deve ser efetuado sempre para o centro da unha. Movimentos alternados em sentidos opostos levam ao enfraquecimento da unha.

4b55c33a11dbfd01a596e7b309291b1c

 

5 – Não cortar as cutículas

As cutículas são a barreira natural contra bactérias e fungos por isso não devem ser removidas. Evitando infeções e vermelhidão na zona das cutículas apenas por não as cortar. Como opção alternativa pode passar apenas o lado macio de uma lixa para unhas na zona afetada.

 

6 – As cutículas têm de ser hidratadas

­­­­­­Acredita-se que hidratar a base da unha permite que esta cresça mais forte e ajuda na aspeto das cutículas. Colocar um óleo na zona das cutículas permite hidratar toda a unha, diminuindo o aparecimento de lascas e peles. Pode escolher entre óleo de rosas, óleo de coco, óleo de argan ou damasco. Deve aplicar todos os dias, preferencialmente à noite.

 

7 – Mergulhe as unhas em gelatina

Aparentemente existem pessoas que defendem a gelatina faz as unhas mais fortes. Uma dica um pouco estranha mas não se perde nada em tentar, bastando colocar as unhas em água morna que tenha também gelatina.

 

8 – Não abuse de verniz ou solução de fortalecimento

Existem relatos de pessoas que usam este tipo de produtos durante pelo menos 3 meses sem obter resultados. Na realidade não existem estudos que comprovem o uso destes produtos por isso se pensar em usar tenha em mente que o uso não deve ser prolongado. Pode estar a gastar dinheiro se ter nenhum benefício.

 

9 – Suplementos alimentares com biotina

Esta dica gera alguma dúvida. Depoimentos de algumas pessoas que tomaram este suplemento referem que não são eficazes. Contudo existem estudos realizados que demonstram a sua eficácia. É o caso de um estudo realizado na Alemanha 91% das pessoas que tomaram biotina obtiveram unhas mais saudáveis e fortes. Como os estudos são uma fonte válida de informação deve optar por tomar estes suplementos.

 

10 – Use luvas

Os químicos dos detergentes danificam a estrutura das unhas. Opte por usar sempre luvas quando limpa, mas evite o uso prolongado para diminuir a hipótese de desenvolver fungos.

 

Se tem problemas de unhas não hesite em experimentar estas dicas. Umas unhas cuidadas e saudáveis vão aumentar a sua autoestima.

Categorias: Beleza
Tags: Moda, Unhas