Dicas para Um Natal Saudável

Dicas para Um Natal Saudável

Durante a época de natal não existe falta de tortas, biscoitos, bolos, chocolates e até álcool. Além keep-calm-and-saiba-dizer-nao-1.jpegdisso nesta época do ano muitas pessoas optam por realizar os jantares de natal do trabalho ou almoços com amigos pelo que é um mês em que se acaba comendo muito. Ma não é por ser uma época festiva que deve deixar de ter atenção com a sua saúde pelo que deve tentar manter uma alimentação equilibrada.
Este artigo poderá encontrar algumas dicas para ter um natal saudável evitando assim ganhar alguns quilos extra.

1 – Saiba dizer não
Só porque existe muita comida não quer dizer que tenha de comer tudo. As leis normais de ganho e perda de peso não mudam durante as férias pelo que se quer manter o seu físico deve manter o controlo sobre o que come. Para evitar excessos comece por nunca ir a uma festa com o estômago vazio. Fazer um pequeno lanche saudável com uma fruta ou bolachas ricas em fibra antes de sair de casa vai evitar que coma tudo o que lhe aparecer à frente. O seu desejo por comida será estará sob controlo.

2 – Controlar o consumo de álcool
Seja pela alegria ou pelo frio, será difícil encontrar uma festa de natal ou Ano Novo onde não exista álcool. Embora seja altura de férias e seja importante aproveitar para descontrair, não deixa de ser verdade que o álcool é um pouco ruim para o organismo. Para além de o álcool ter um teor muito elevado de calorias ele também reduz a o controlo e a inibição pelo que você vai deixar de estar imgHandler.ashxcontrolando tudo o que come, acabando por ingerir mais comida do que devia. Além disso o organismo demora muito tempo a eliminar todo o álcool e sobrecarrega o funcionamento do fígado. Não beba em grande quantidade nem de forma continua ou terá de lidar com as consequências do álcool tais como ressacas, problemas de fígado ou barriga de cerveja.

3 – Prepare sobremesas saudáveis em casa
Como já foi dito na época natalícia não faltam deliciosas sobremesas como bolos, doces e tartes que fazem qualquer pessoa salivar como doido. Mas estas sobremesas têm uma grande quantidade de calorias pelo que sempre que dá uma dentada em uma delas estará ingerindo uma boa porção das calorias que deve ingerir diariamente. De forma a evitar este consumo exagerado de calorias pode optar por fazer algumas sobremesas de baixas calorias em vez das tradicionais sobremesas carregadas de calorias. Opte por tartes de frutas, tarte de maça ou torta de queijo cottage por exemplo.

4 – Não deixe de fazer exercício
Grande parte das pessoas cometem o erro de não praticarem exercício durante a época natalícia. Mesmo que os ginásios estejam fechados por uns dias não é razão para não praticar exercício durante as férias. Terá muito tempo disponível pelo que poderá tentar outras alternativas como caminhar, correr ou andar de bicicleta. Pode ainda escolher fazer treino localizado de pernas, braços ou abdominais por exemplo.

20111211_f_023

Um pouco se vigilância e bom senso são suficientes para conseguir ter um natal saudável e sem acumular quilos ao seu peso.

Categorias: Alimentação, Saúde
Tags: Natal, Saudável