7 Dicas Para O Tratamento Da Pele Seca de Inverno

7 Dicas Para O Tratamento Da Pele Seca de Inverno

O frio e o ar seco característicos do Inverno podem causar estragos na sua pele. Isto porque as condições extremas colocam à prova os mecanismos naturais que a nossa pele tem para manter a função de barreira saudável e a hidratação. Assim a pele acaba por não conseguir muitas vezes manter o seu estado de saúde, o que resulta em uma sensação de pele seca, comichão e por vezes até escamação.

Então quais serão as melhores alternativas para manter uma pele saudável, para que na Primavera consiga usar roupa mais curta sem vergonhada? Eis então algumas dicas.

esfoliante1 – Esfoliar
Antes de comprar mil e um cremes hidratantes diferentes, pare e considere comprar um potente esfoliante. A esfoliação deve ser a primeira coisa que se deve fazer de modo a tratar ou prevenir o aparecimento de pele seca. A pele seca e morta não vai permitir que os cremes produzam a sua ação de hidratar, pelo que o melhor é esfoliar para permitir a regeneração das células, e assim todo o processo de hidratação vai ser mais eficaz.
E para a pele seca a melhor opção é usar um esfoliador químico. “Químico” refere-se apenas a ácidos ativos como beta-hidroxiácidos ou retinoides, que são mais eficazes que os esfoliadores físicos como os geles com grânulos.

2 – Reidratar corretamente
Quando a pele está seca esta precisa de água e não de óleo. Então para hidratar de forma correta é necessário repor o teor de água, ou seja, reidratar, e de seguida bloqueá-la com óleo.
Para isto o importante é usar um creme com ingredientes humectantes, ou seja, substâncias que atraem água como o ácido hialurónico ou a glicerina. Esta são substâncias que podem armazenar cerca de 1000 vezes o seu peso em água.

3 – Hidratar duas vezes por diahidratar
O ideal é hidratar a duas vezes por dia, de manha e á noite. Contudo se não tem tempo para passar um creme duas vezes no mesmo dia, opte por aplicar o creme à noite. Esta é uma altura relaxante e calma que vai permitir que o creme atue durante muito tempo e de forma bem eficaz. Mantenha o creme na sua cabeceira e antes de se deitar habitue-se a realizar este ritual bastante relaxante.

4 – Hidratar após o duche
Nunca se deve pular a hidratação após um duche ou um banho. Depois de tomar um duche é quando o teor de humidade está mais alto pelo que se deve aplicar o creme no máximo até 5 minutos após sair do duche. Além disso é importante não secar a pele com movimentos muitos fortes, mas sim com toques muito suaves.

5 – Ter cuidado com a temperatura da águaduche
Tome duche de forma inteligente, com frequência adequada uma vez que duches a mais podem agravar ainda mais de problemas de pele seca. A água quente remove as substâncias que se encontram naturalmente na nossa pele e levam a problemas de secura. Banhos de 10 minutos e com água morna são os recomendados.

Se sofre de pele seca já sabe, esfoliar, reidratar e hidratar corretamente são cuidados essenciais.

Categorias: Beleza
Tags: Hidratar, pele, Seca