Dieta rica em fibras

Dieta rica em fibras

Todos os alimentos são de suma importância para o bom funcionamento do nosso corpo. Porém, existem fases que necessitamos mais de um nutriente do que de outro, afinal o nosso corpo também se desregula naturalmente de acordo com a nossa alimentação. Pensando nisso trazemos para vocês hoje tudo sobre uma dieta rica em fibras.

As fibras são muito importantes pois elas ajudam a prevenir doenças graves como o câncer e as doenças cardíacas. Elas, quando ingeridas, passam pelo estômago e intestino ajudando a expelir todos os materiais tóxicos presentes no nosso corpo.

Então, se você ainda não tem uma alimentação rica em fibras é melhor seguir as nossas dicas e recomendações para obter  todos os benefícios de uma dieta rica em fibras.

Dieta rica em fibras – Tudo que você deve saber

Alimentos ricos em fibras

– Frutas: laranja, manga, kiwi, pêssego, abacaxi, maçã, pera, frutos secos como nozes, damasco, ameixa, amêndoas e passas, entre outros.

– Cereais: granola, aveia, soja, macarrão integral, milho, pipoca, etc.

– Vegetais: espinafre, feijão vermelho e preto, ervilha, brócolis, lentilha, nabo, cenoura, beterraba, abóbora, etc.

Benefícios das fibras

Dentre todos os benefícios que as fibras oferecem ao nosso corpo, destacam-se as seguintes:

– Ajuda na redução de peso

– Reduz os níveis de colesterol

– Diminui o risco de diabetes

– Reduz o dano celular

– Diminui a ocorrência dos problemas e doenças cardíacas

– Aumenta a nossa sensação de saciedade

Sugestões para o café da manhã

Se você quer seguir uma dieta rica em fibras veja abaixo algumas sugestões de alimentos para ingerir no café da manhã – a refeição mais importante do nosso dia.

1- 2 ou 3 fatias de pão integral + 5 ou 6 fatias de laranja ou manga + leite de soja

2- Pão integral com queijo branco + suco de frutas natural (ex: suco de laranja batido com linhaça)

3- Leite desnatado com granola e banana – não se esqueça que deve ser sem açúcar

4- 1 Xícara (chá) de leite desnatado com café + torradas integrais com queijo branco + 1 fatia de melão ou melancia

5- Suco de laranja batido com maçã e gengibre + biscoitos integrais + queijo magro

Sugestão para o almoço:

Uma xícara de arroz integral cozido, ou 3 fatias de pão integral + legumes cozidos (espinafre, brócolis, feijões e ervilhas) + 1 salada de frutas de tamanho médio com laranja, manga e maçã.

Sugestões para o lanche:

Nos lanches entre as refeições você pode optar por:

– Biscoitos integrais

– Barras de cereais

– Leite fermentado

– Queijos sem gordura

– Iogurtes desnatados

– Cereal integral

– Torradas com fibras

– Frutas à vontade

Sugestão para o jantar:

O jantar deve ser uma refeição leve. Então escolha uma sopa de legumes com folhas verdes e duas fatias de pão integral. De sobremesa coma uma fruta média como maçã, kiwi ou laranja.

Como vocês viram, a dieta rica em fibras é extremamente importante para o nosso organismo e bem estar. Então sempre que possível siga as nossas dicas e inclua esses alimentos na sua alimentação para que você obtenha todos os benefícios de uma dieta rica em fibras.

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