É Mais Saudável Beber Álcool Apenas Ao Fim-de-semana Ou Um Pouco A Cada Dia?

É Mais Saudável Beber Álcool Apenas Ao Fim-de-semana Ou Um Pouco A Cada Dia?

A ingestão de álcool que passa rapidamente de um copo para dois ou três. Uma festa ou a companhia adequada pode levar ao consumo em excesso de vinho, cerveja ou outras bebidas mais fortes como vodka.
Existe quem diga que pode abusar porque só se bebe ao fim de semana, e por isso bebe num dia tudo o que poderia beber durante a semana. Parece que a ideia destas pessoas é que o seu organismo tem um local específico para armazenar o álcool ingerido.alcool1

O problema de beber muito em apenas em uma noite
Não poderiam estar mais enganadas! Só porque não se bebe durante a semana não torna saudável beber em excesso ao fim de semana. Aliás existe uma longa lista que problemas que podem surgir na saúde mesmo que se beba apenas durante um noite.

Para começar o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de doenças no fígado, que por sua vez leva a problemas em outros órgãos do corpo, como o rim ou ate o cérebro. É fácil perceber que nas festas e discotecas atinge-se facilmente o limite saudável de consumo de álcool.

O pior cenário: uma vez que as bebidas alcoólicas têm ação depressora, beber uma grande quantidade num curto espaço de tempo pode levar a intoxicação por álcool, coma ou até mesmo morte. Se uma pessoa ingerir grandes quantidades destas bebidas a concentração de álcool no sangue aumenta para níveis muito altos uma vez que o organismo não o metaboliza rapidamente. Isto pode levar à supressão de funções vitais como a respiração ou batimentos cardíacos.

Além do mais, o consumo excessivo de álcool pode levar a acontecimentos assustadores como acidentes, perdas de memória e dependência. Existe ainda o risco de se fazerem coisas que não se fariam normalmente. Afinal ele é chamado de “coragem líquida” por alguma razão; torna as pessoas mais desinibidas.RESSACA

E claro existe o problema da ressaca. Não há nada mais desagradável que acordar com enjoos e vómitos e uma dor de cabeça sem fim. E a única cura para a ressaca é: beber menos.

Beber com moderação
Não existe grandes pesquisas que demonstrem que o consumo de álcool possa ser benéfico para o organismo, pelo que é correto pensar que definitivamente menos é mais.
Beber um copo de vinho parece reduzir os níveis de colesterol e diminuir o risco de ataque cardíaco e diabetes. Existem estudos que indicam que o consumo de vinho pode até ajudar a prevenir a demência.

Mas a parte engraçada é : pessoas entre os 20 e os 30 anos de idade geralmente não têm de lidar com problemas cardíacos ou outras doenças. Sendo assim o consumo de bebidas alcoólicas nestas idades não tem nenhum benefício para a saúde.

bebida-alcool-onu-20110211-size-598Além disso o sexo feminino deve ter atenção se possui familiares que sofreram de câncer da mama. O álcool aumenta a probabilidade de desenvolvimento deste câncer mesmo que ingiram apenas um copo por dia.

Concluindo
O mais saudável é beber com moderação e evitar consumo excessivo de álcool. Considere o histórico de família antes de começar a ingerir bebidas alcoólicas com regularidade.

Categorias: Alimentação, Saúde