Efeitos do açúcar branco no seu corpo: da cabeça aos pés

Efeitos do açúcar branco no seu corpo: da cabeça aos pés

Todos nós sabemos que o açúcar branco nem é considerado um alimento, por apenas conter calorias, e nenhum nutriente. Alguns estudos indicam até que o açúcar retira nutrientes do corpo, como o cálcio.

Talvez o mais preocupante seja o fato de que a maioria das pessoas não tem ideia da quantidade de açúcar que consome. Isso porque o ingrediente está embutido em quase todos os alimentos processados, inclusive nos salgados, como nosso pãozinho diário.

acucar_branco_docesÉ algo semelhante ao que acontece com o sódio. Consumimos alimentos com alto teor de sódio e não percebemos, o que traz conseqüências graves para o corpo.

Além disso, muitas pessoas também acham que o único ou principal efeito negativo do açúcar seja o aumento de peso que causa. Mas isso não é verdade, o consumo de açúcar em excesso tem conseqüências para vários órgãos e sistemas do corpo, como vamos explicar neste artigo.

A chave é entender exatamente como o açúcar, tanto o açúcar branco quanto a frutose e outros tipos de açúcares, afetam o corpo humano por inteiro.

Quais destes efeitos do açúcar serão a motivação a mais que você precisa para diminuir o açúcar na sua dieta?

1. Cérebro: Prejudica a memória

Pesquisadores de uma universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que a frutose pode realmente prejudicar a memória e retardar o aprendizado. Os resultados dos estudos com ratos indicam que o açúcar pode afetar as conexões cerebrais e ter um efeito prejudicial nessas funções. Enquanto o estudo também descobriu que ácidos graxos tipo ômega 3 podem ajudar a compensar esses efeito, o melhor é evitar o açúcar sempre que possível.

2. Cérebro e estômago

saude_do_cerebroApesar de ser verdade que o açúcar ser apenas calorias vazias que têm uma tendência a nos fazer engordar, os pesquisadores também estão descobrindo que ele pode levar você a consumir ainda mais calorias! Um estudo preliminar da Universidade de Yale descobriu evidências de que a frutose pode aumentar o apetite, interferindo com os hormônios que causam saciedade no corpo, entre outras coisas.

3. Sistema circulatório: o açúcar branco aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Ao longo dos anos, a gordura saturada ficou conhecida como a principal vilã e causador de ataques cardíacos, mas novas pesquisas mostram que o açúcar também pode causar doenças cardiovasculares. Estudos recentes indicam que, em certos níveis, o consumo de açúcar pode até dobrar o risco de ataques cardíacos. Hipóteses para este risco aumentado incluem o efeito do açúcar no peso corporal, na pressão sanguínea, no nível de triglicerídeos e até um impacto negativo na produção de insulina.

4. Boca: cria um ambiente fértil para o crescimento de bactérias

aliviar-dor-dente-1Mesmo que você escove os dentes, passe fio dental e enxágue bem os seus dentes, se você come açúcar pode estar causando sérios danos para seus dentes e gengivas. Consumir muito açúcar aumenta a acidez na sua boca, criando um ambiente perfeito para bactérias. Esse aumento no número de bactérias pode prejudicar muito o esmalte dos dentes e levar ao acúmulo de placa, causando cáries e gengivite.

5. Pâncreas: maior risco de desenvolver diabetes

Este efeito do açúcar sobre o corpo pode parecer óbvio, mas até recentemente havia evidências limitadas de que o açúcar tinha um papel direto no surgimento do diabetes. Após examinar a disponibilidade de açúcar nos alimentos e as taxas de diabetes nas populações de 175 países, os cientistas descobriram uma relação direta entre níveis crescentes de açúcar nos alimentos e o aumento das taxas de diabetes, independentemente dos índices de obesidade.

6. Coração, articulações: aumenta o risco de inflamação das juntas

farinha_de_trigo_integralA inflamação crônica causada pelos açúcares processados e outros carboidratos refinados (farinhas brancas, como a farinha de trigo ou a maisena), têm vários efeitos negativos no corpo, de aumento no risco de ataques cardíacos a dores musculares e nas articulações.

7. Corpo inteiro: afeta os níveis de energia

Carboidratos simples, como açúcar, são processados rapidamente pelo corpo e fazem o nível de açúcar sanguíneo ter um pico e então cair abruptamente. Quando cai o nível de glicose, cai também nosso nível de energia. Por outro lado, carboidratos complexos, como grãos integrais, são metabolizados muito mais lentamente pelo corpo, garantindo níveis de energia mais estáveis e duradouros.

Fonte: AceFitness

Categorias: Alimentação