Emagreça com farelo de aveia

Emagreça com farelo de aveia

A aveia a gente já conhece de longas datas e sabe o quanto é benéfica para a saúde. Além de ser nutritiva, é rica em fibras, favorecendo a digestão e prevenindo a prisão de ventre e doenças do intestino, como a colite, diverticulite e até alguns tipos de cânceres.

Consumir aveia todos os dias também é bom para diminuir o colesterol “ruim” e o nível de glicose do sangue. Também promove a saciedade, evitando que a pessoa coma demais. Por isso, a aveia há muito tempo é considerada uma aliada de quem quer emagrecer.

Mas nos últimos anos tem crescido o consumo do farelo da aveia, um ingrediente antes desprezado, porque é obtido através do processamento da casca do grão. O farelo é altamente proteico e tem menos amido (carboidrato), por isso, tem menos calorias e engorda muito menos.

Mas o verdadeiro “segredo” do farelo da aveia para quem quer emagrecer é que ele absorve 40 vezes mais água que a aveia. Assim, quando comemos farelo, temos a sensação de saciedade bem mais rápido, evitando comer em excesso.

Como utilizar o farelo de aveia?

Versátil, o farelo de aveia pode ser consumido puro, misturado a sucos e vitaminas ou em preparações que vão ao forno, substituindo a farinha de trigo na massa de pães, bolos e biscoitos. Também fica muito bom em panquecas.

Consumir duas a quatro colheres de sopa de farelo de aveia por dia é o suficiente para quem deseja uma perda moderada de peso, de até 10 kg. Lembre-se de beber muita água, que ajuda a desintoxicar o organismo e o mantém hidratado. Além disso, a água será absorvida pelo farelo.

Receita de pão de farelo de aveia

Mais leve que o pão comum, feito com farinha de trigo, este pão de farelo de aveia emagrece e é muito mais saudável que o pão branco. Aproveite para consumi-lo com queijos com 0% de gordura, carnes magras e vegetais.

Ingredientes

7 colheres de farelo de aveia

7 colheres de farelo de trigo

1 copo de iogurte natural

2 ovos

1/2 xícara de leite desnatado líquido

1 sachê de fermento biológico

Sal a gosto (se quiser fazer pão doce, substituir por adoçante em pó)

Modo de preparar

— Com uma colher de pau, misture todos os ingredientes numa tigela até obter uma massa homogênea.

— Despeje a massa numa forma retangular de bolo inglês, forrada com papel vegetal.

— Asse em forno a 180°C até que, ao enfiar uma faca no meio do pão, ela saia limpa.

Você também pode usar o farelo de aveia para preparar uma panqueca mais saudável. Para isso, basta misturar um ovo com cerca de duas colheres de sopa de farelo, adicionar um pouco de sal e uma ou duas colheres de iogurte natural desnatado para dar a consistência de massa de panqueca. Não adicione trigo. Asse as panquecas em uma frigideira anti-aderente e recheie com ricota, peito de peru e outras opções light.

Todos os benefícios do farelo da aveia podem fazer a diferença na sua dieta. Mas lembre-se de que é necessário fazer outras alterações na alimentação e estilo de vida para que a perda de peso seja eficaz e duradoura.

Contra-indicações do farelo de aveia

O farelo da aveia também contém glúten, que não deve ser consumido por quem tem alergia a esta proteína, condição conhecida como doença celíaca.

Categorias: Dietas