Erros Comuns Com o Protetor Solar

Erros Comuns Com o Protetor Solar

O protetor solar é algo que deveria ser usado todos os dias uma vez que este permite prevenir o aparecimento de câncer de pele, rugas, manchas escuras ou outros sinais de envelhecimento prematuro. Mas grande parte das pessoas opta por só o aplicar no Verão ou em dias de sol mais intenso. Existem algumas pessoas que o aplicam todos os dias mas mesmo estas acabam por cometer erros que podem originar o envelhecimento prematuro da pele.
Neste artigo estão descritas as formas de evitar os erros mais comuns cometidos quando se aplica o protetor solar de modo a proteger-se verdadeiramente dos raios ultravioleta.

1 – Esperar para aplicar o protetor só no exterior
A maioria das pessoas vai para a praia, estica a toalha, tira a sua roupa e só depois começa a espalhar o protetor. Este é um erro muito comum uma vez que o protetor solar deve ser aplicado cerca de meia hora antes de sair de casa. O protetor tem de ser absorvido pela pele antes da exposição solar para evitar que a pele fique vulnerável durante alguns minutos aos raios UV.

2 – Aplicar protetor solar apenas nas zonas do corpo sem roupa
O protetor deve ser aplicado em todo o corpo porque o câncer de pele pode aparecer em qualquer zona. Quando se opta por aplicar apenas nas zonas sem roupa não é fácil aplicar o protetor de forma livre pelo que alguns pontos acabam sem proteção. O melhor é mesmo aplicar sem roupa e assim evita sujar a mesma com protetor.

2.Sunscreen-1024x4223 – Esquecer de proteger os lábios
Como a pele também os lábios são sensíveis aos raios solares pelo que se deve usar um batom especial que proteja. O protetor que aplica no resto do corpo não é ideal para os lábios uma vez que este sabe mal e não vai permanecer muito tempo nos lábios. Os batons com fator de proteção solar são mais espessos e desenvolvidos para protegerem os lábios durante mais tempo. O batom deve ser reaplicado várias vezes ao dia.

4 – Atenção a todas as zonas do corpo
Zonas como rosto, costas e braços são sempre as primeiras a ser protegidas quando se aplica o protetor solar. Mas existem outras zonas que são facilmente esquecidas mas necessitam igualmente de proteção. Zonas como dedos dos pés, plantas dos pés, orelhas, axilas ou couro cabeludo sofrem sunburn-treatments-to-save-your-vacation-722x406também grande exposição solar e muitas vezes não são minimamente protegidas.

5 – Usar protetor de corpo no rosto
Não pense que as empresas estão querendo vender mais produtos quando apresentam um protetor de corpo e outro de rosto. Realmente existem diferenças entres os protetores solares para o corpo e os específicos para a cara. A pele do rosto é mais sensível a irritações pelo que as formulações dos protetores solares são desenvolvidas para não provocarem acne e irritações. Por exemplo, os protetores em versão spray possuem álcool que e prejudicial para a pele do rosto porque desidrata e provoca irritação.

6 – Apenas utilizar em dias de sol
É perigoso aplicar protetores solares apenas em dias de sol forte. Os raios UV podem afetar a sua pele mesmo sem existir um sol radiante no céu. Oitenta porcento dos raios solares atravessam as nuvens, mesmo em dias nublados, pelo que a sua pele fica vulnerável aos raios solares.

Cloudy_Sky01

Categorias: Beleza, Saúde