O Quanto Prejudicial É Adormecer Sem Escovar Os Dentes?

O Quanto Prejudicial É Adormecer Sem Escovar Os Dentes?

Escovar os dentes, para a maioria das pessoas, tem como única utilidade a prevenção do aparecimento de cáries. Contudo escovar os dentes permite também manter um hálito mais fresco e um sorriso mais branco e saudável. Para além de lavar os dentes durante o dia para evitar ter um visual descuidado e falta de higiene, é muito importante lavar os dentes à noite, antes de adormecer. Estar sem energia por causa do dia cansativo ou ter preguiça não deve interferir na realização deste pequeno mas muito importante ato.

Importante Compreender
CálculoNão importa se você escova os dentes imediatamente antes de se deitar. O mais importante é compreender que ao lavar os dentes à noite você escova os dentes duas vezes num período de 24 horas (se contarmos que também lava de manhã). Durante as 24 horas existe um filme de placa dentária que é constantemente construído pelas bactérias que existem na boca. As bactérias produzem ácido durante todo o dia e enquanto você está comendo e os subprodutos deste ácido destroem o esmalte de seus dentes e podem originar cáries. Quanto mais tempo o filme se fixa nos dentes, maiores serão os danos provocados. Por isso é muito importante lavar os dentes pelo menos duas vezes no período de 24 horas para evitar males maiores.

 

Benefícios
Como já foi referido não é necessário lavar os dentes imediatamente antes de deitar. Mas os especialistas recomendam a lavagem antes de dormir e quando acorda para ser mais fácil ganhar este hábito. Se uma pessoa se habituar a lavar sempre os dentes a uma determinada hora existe menor probabilidade dela se esquecer de o fazer. Além disso evita acordar com um hálito demoníaco, e pode ser realmente assustador.
A escovação antes de dormir é também um ato de bondade para com a sua companhia de cama e/ou companheiro de quarto.

Os Snacks Noturnos
bolacha-biscoito-dieta-gordura-barriga-gourmetNa realidade realizar a escovação no tempo entre o jantar e o deitar é mais saudável para a sua boca uma vez que deste modo o flúor da pasta tem mais tempo para fortalecer os dentes e construir uma barreira ao ácido antes de ir dormir. Mas não se deve fazer a escovação logo após o jantar porque quando se come existe a exposição a ácidos que suavizam a camada superficial do seu esmalte. Escovar imediatamente após comer irá remover o esmalte amolecido e desgastar os dentes. O ideal é esperar cerca de 30 minutos para ir ao banheiro lavar a boca.
É também importante evitar snacks noturnos. As bactérias alimentam-se de quaisquer hidratos de carbono que sejam ingeridos por isso se você gosta de um snack noturno opte por realizar a escovagem imediatamente antes de se deitar.

A Reter
Não importa realmente a altura em que lava os dentes, o importante é dormir sem bactérias na boca. E não se esqueça do fio dentário e de escovar novamente de manha. Os snacks noturnos (e mesmo diários) bem como o excesso de café são monstros para a sua boca que deve evitar de modo a manter uma boa saúde oral.

Categorias: Beleza, Saúde
Tags: Dents, Escovar, Lavar