Exercício Com O Estômago Vazio: Os Benefícios Surpreendentes

Exercício Com O Estômago Vazio: Os Benefícios Surpreendentes

Existe muita discussão sobre se é melhor ou pior fazer exercício com o estômago vazio. Desde que se tornou mais popular o fitness e a manutenção do bem-estar e da saúde parece existir diversas opiniões sobre o que se deve comer e quando comer. A investigação sugere que comer muitas pequenas refeições ao longo do dia não acelera o metabolismo e pular uma refeição não vai fazer você ganhar mais gordura. Exercitar com o estômago vazio também não anula um treino. Na verdade pular uma refeição ou duas pode ser totalmente benéfico.

Otimizando os hormônios

Sabia que alguns profissionais praticam exercício em jejum para ganhar mais músculo? Estar de estômago vazio provoca uma cascata de mudanças hormonais em todo o corpo que é surpreendentemente favorável tanto para o ganho de massa muscular bem como para queimar gorduras. Ficar sem comer produz dois efeitos distintos:

pq_jejumMelhora a sensibilidade à insulina

1 – A insulina é um hormônio que ajuda na absorção dos nutrientes provenientes da alimentação sendo responsável pelo transporte da glucose do nosso sistema sanguíneo para o fígado, músculos e células de gordura para ser armazenada e utilizada mais tarde na forma de energia. Se comermos em demasia e muitas vezes aumentamos a probabilidade de ficarmos mais resistentes aos efeitos da insulina, pelo que se torna mais difícil de perder gordura corporal. Fazer jejum com mais regularidade permite ao organismo produzir insulina em menor número de vezes e consequentemente aumenta a sensibilidade a este hormônio. Aumentar a sensibilidade à insulina torna mais fácil a perda de gordura e melhora o fluxo de sangue para músculos.

2 – Ficar de estômago vazio também aumenta os níveis de GH, o hormônio de crescimento. Este hormônio promove o ganho muscular e a perda de gordura e melhora a qualidade óssea. Um bom treino de pesos, boas noites de sono e o jejum são as melhores maneiras de aumentar o GH no organismo.

A maneira mais rápida para melhorar o desempenhomalhar_estomago_vazio_nao_ajuda_a_queimar_gordura

Não podemos falar de hormônios que ajudem na produção de massa muscular sem falar da testosterona. A testosterona ajuda a aumentar a massa muscular aumentar. O jejum por si só pode não ter qualquer efeito sobre a testosterona mas praticar exercício de estômago vazio estimula muito a produção de testosterona e GH.

Muitos estudos descobriram que o treino em um estado de jejum é uma ótima maneira de construir massa magra e aumentar a sensibilidade à insulina, não apenas por causa da produção de hormônios mas também porque a digestão dos alimentos ingeridos após o treino fica mais fácil.

Mas se não está interessado em construir massa muscular não pense que o jejum não pode ter outros benefícios para si. Praticar por exemplo corrida em jejum permite aumentar a resistência uma vez que o organismo melhora a forma como utiliza as suas reservas energéticas.

barriga vaziaConcluindo

Não é necessário comer antes do exercício. Não existem efeitos adversos de praticar exercício físico de barriga vazia, muito pelo contrário existem até benefícios associados a esta prática como a perda de gordura e aumento da massa muscular. Contudo se para sim é impensável treinar em jejum uma vez que sente mal-estar ou fraqueza o melhor é continuar os treinos na mesma forma de sempre.

Categorias: Fitness