Treinar Em Salto Alto

Treinar Em Salto Alto

Não consegue decidir entre gastar tempo a ir ao ginásio ou ir para uma bar/ discoteca? Então e se for possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Graças às aulas de ginástica em salto alto agora é possível ir do ginásio para uma festa sem ter de mudar de sapatos. Mas será que estes exercícios realizados em salto alto podem fazer mais do que apenas dor e cansaço nos pés, será que exercitar-se em uns stilettos altíssimos pode fazer mais bem do que mal? Neste artigo é possível aprender um pouco mais sobre esta nova forma de praticar exercício.


Então o que é isto de exercício em saltos altos?

Aulas de ginástica centradas no uso de sapatos de salto alto tem vindo a aparecer em todos os Estados Unidos. Nomes como Hop Heel, High Heel Workout, Stiletto Strength, e Stiletto Workout tem aparecido cada vez em um maior número de ginásios. Instrutores e entusiastas desta nova modalidade afirmam que esta permite tonificar as curvas femininas, ajuda as mulheres a sentirem-se mais estáveis e confiantes quando usam salto alto, e permite ainda fortalecer os músculos do núcleo. Cada instrutor e aula tem um estilo específico mas a maioria dos exercícios concentram-se no uso de movimentos controlados e lentos, embora alguns instrutores apresentem elementos de dança cardio.
090929004214_1_900x600Se pensarmos bem todos os exercícios são bons para a saúde e permitem melhorar a condição física, então qual a razão para se optar por usar stilletos no ginásio? Os praticantes desta aulas defendem que a diferença está na elevação. O website da aula NDF FIT Stiletto Workout de Nova Iorque descreve que fazer treino em calçado de salto alto envolve o núcleo, tonifica todo o corpo, melhora a postura e a confiança no uso de salto alto.
Mas se existe quem defenda esta prática, os médicos e os podólogos já não são tão a favor: eles aconselham o uso de calçado próprio para desporto, que promovam o conforto e estabilidade durante a prática de exercício e dizem que se deve evitar aulas de fitness em salto alto.

Conclusão
Os avisos dos médicos e especialistas sobre os males de usar saltos altos não são novos, assim como não é novidade nenhuma que as pessoas do mundo da moda ignoram estes conselhos. Os médicos continuam a defender o uso de um calçado razoável, uma vez que usar salto alto aumenta a pressão sobre as articulações do joelho e do tornozelo, o que pode levar a osteoartrite ao longo do tempo. Contrariamente ao que os instrutores de exercício em salto altowebmd_rf_photo_of_pump_bump_composite defendem, o uso deste tipo de calçado pode afetar negativamente a postura e pode aumentar a pressão na coluna lombar que se torna muito tensa. Usar salto alto durante mais de 40 horas por semana durante dois anos ou mais pode encurtar os músculos da perna e os tendões de Aquiles, provocando maior dor e desconforto nos membros inferiores.
Com estes efeitos colaterais todos não é possível afirmar que usar stilettos na prática de exercício seja aconselhável. O salto alto tem um ponto menor de contato com o chão o que o torna mais instável.

Categorias: Fitness