Exercícios para aliviar a dor das cólicas menstruais

Exercícios para aliviar a dor das cólicas menstruais

Cólicas menstruais são resultado da alteração hormonal vivenciada pelas mulheres durante o ciclo.

Além de dolorosas, algumas cólicas chegam a ser incapacitantes e vir acompanhadas de pressão baixa, tonturas, vômitos e outros sintomas que geralmente só desaparecem ao final do sangramento.

Tratamentos naturais, utilizando chás (como o de canela ou de hibisco), acupuntura, florais e outras terapias alternativas têm se mostrado eficazes para aliviar a dor menstrual de muitas mulheres.

Se você sofre com as cólicas, pode também se beneficiar de alguns exercícios relaxantes e que fortalecem e massageiam a pélvis, para aliviar a dor e até preveni-las.

1. Movimento de rotação e balanço da pélvis

Um movimento muito simples, utilizado na terapia bioenergética, é a rotação e o balanço da pélvis. Mulheres grávidas que optam pelo parto natural também realizam bastante este movimento, que ajuda a mulher a se conectar mais profundamente com a sua pélvis.

Afaste os pés o máximo que puder, mantendo-os bem apoiados no chão e sem forçar muito. Você precisa se sentir confortável para que o movimento seja benéfico.

Lentamente, dobre os joelhos, abaixando e levantando a pélvis, num movimento vertical. Após algumas repetições, comece a balançar a pélvis para a frente e para trás, ao mesmo tempo em que continua com o movimento vertical.

Após algumas repetições, aproxime os pés até a distância dos ombros, e repita o movimento, balançando a pélvis para a frente e para trás, mas sem subir e descer. Agora gire a pélvis no sentido horário dez vezes. Repita no sentido anti-horário mais dez vezes.

Você pode realizar os exercícios de rotação da pélvis sentada sobre uma bola de pilates (bola suíça).

2. Postura da Criança (ioga)

— Sente-no no chão ou na cama, sobre os joelhos.
— Incline o tronco para a frente, como na foto que abre este artigo.
— Estenda os braços à frente, dobre-os à frente da cabeça ou estique-os ao lado do corpo. Faça o que for mais confortável.

4. Postura da Borboleta

— Deite-se no chão ou na cama, apoiando a cabeça numa almofada ou travesseiro.
— Dobre os joelhos e una as plantas dos pés, empurrando os joelhos para os lados e aproximando os calcanhares do períneo.
— Se preferir, use almofadas ou mantas dobradas sob cada um dos joelhos, para apoiá-los.

3. Alongamento com as pernas esticadas

— Sente-se no chão com as pernas esticadas à sua frente.
— Abra as pernas e estique os braços à sua frente, no limite do que for confortável.
— Respire profundamente.
— Repita com as pernas juntas.

4. Caminhadas leves

Caminhar em ritmo suave por 20 minutos, no máximo, pode ser muito benéfico para quem sofre de cólicas moderadas a leves. Quem tem cólicas muito intensas deve evitar o exercício, pois demanda mais energia. Prefira caminhar na natureza ao invés de na esteira.

Observações importantes

Todos os movimentos e exercícios devem ser realizados lentamente quando você estiver com cólica ou para aliviar o desconforto durante a TPM. Respire profundamente durante toda a série de movimentos, realizando dez repetições, descansando alguns minutos e retomando o esforço.

O principal objetivo é relaxar o corpo, já que as cólicas são causadas, sobretudo, pelas contrações do útero, para expelir a menstruação.

Foto: Kim Fisch Yoga

Categorias: Fitness