Exercícios para começar bem o dia

Exercícios para começar bem o dia

Nas primeiras horas do dia, o corpo ainda está “frio”, ou seja, os músculos estão um tanto contraídos pela falta de uso durante a noite, assim como as articulações.

É por isso que os alongamentos e exercícios suaves de aquecimento são os mais indicados para quem quer começar o dia “com o pé direito”, e ter a energia necessária para encarar todos os desafios da jornada à sua frente.

Abaixo, compartilhamos alguns exercícios simples para você fazer em casa nas primeiras horas da manhã.

  1. Alongamento para energizar a espinha

Este exercício é bastante simples e pode ser feito antes mesmo de você sair da cama. Deite-se com a barriga para cima, estenda os braços na altura dos ombros, ao lado do corpo, e dobre os joelhos, mantendo as pernas unidas.

Leve os joelhos para a direita, até tocar a cama ou até o limite de sua flexibilidade. Ao mesmo tempo, suavemente, vire a cabeça para a esquerda. Respire profundamente por alguns segundos e inverta a posição, levando os joelhos unidos para o lado esquerdo e virando a cabeça para a direita, sem mexer os braços.

Essa torção leve energiza a espinha e começa a preparar o corpo e o espírito para atividades mais intensas. Repita o quanto achar necessário.

  1. Rotações das articulações

Depois de acordar, você pode rotacionar as articulações. Elas são muito importantes para a circulação sanguínea e para a circulação de energia do corpo.

Para fazer isso, siga as instruções:

  • Sentada no chão, estenda as pernas à sua frente. Flexione os dedos dos pés para a frente e para trás dez vezes.
  • Repita flexionando os pés para a frente e para trás dez vezes.
  • Gire os pés para a direita dez vezes, rotacionando os tornozelos. Repira para a esquerda.
  • Ainda sentada no chão, estenda os braços à sua frente. Abra e feche as mãos dez vezes.
  • Na mesma posição, feche os dedos e rotacione os pulsos dez vezes para cada lado.
  • Ainda com os braços estendidos, toque nos ombros com os dedos das mãos, dez vezes. Repita com os braços estendidos ao lado do corpo.
  • Toque nos ombros com os dedos das mãos e faça círculos com os cotovelos, dez vezes no sentido horário e dez no sentido anti-horário. Descanse.
  1. Rotação do pescoço

Girar a cabeça dez vezes no sentido horário e dez vezes no sentido anti-horário, suavemente e devagar, faz muito bem à região da cabeça e pescoço. Além disso, é estimulante e ajuda a acordar.

Você pode realizar este exercício de pé ou sentada, numa posição confortável, mas sempre mantendo a coluna ereta. Se preferir ficar de pé, afaste os pés à distância dos ombros e dobre um pouco os joelhos.

  1. Grounding

Um dos exercícios mais comuns na área terapêutica é o “grounding”, ou “enraizamento”. É muito simples e relaxante, ajudando a pessoa a se sentir mais equilibrada e presente no próprio corpo.

Fique de pé, afaste os pés à altura dos ombros e dobre os joelhos até o ponto em que se sinta confortável. Respire profundamente por cerca de três minutos.

Se quiser intensificar o exercício, dobre os joelhos até que suas pernas comecem a tremer levemente. Isso vai aumentar muito o nível de energia do corpo e ajudará até a liberar bloqueios emocionais.

  1. Meditação

Cuidar do corpo é muito importante, mas não basta. É muito bom também cuidar do equilíbrio das nossas mentes e, para isso, a meditação é uma das melhores práticas.

Existem várias formas de meditar. Aproveite o início do dia para dedicar pelo menos 15 minutos a alguma prática espiritual. Algumas pessoas gostam de rezar e de ler textos religiosos. Outras, de ouvir e repetir mantras.

Outras ainda gostam apenas de contemplar a natureza, sentando-se calmamente num jardim ou de frente à praia.

  1. Caminhada

Agora que o corpo já está mais aquecido e a mente mais relaxada, você pode realizar uma caminhada leve de 20 minutos para ajudar o organismo a acordar por completo. De preferência, escolha as primeiras horas do dia, quando o sol está menos intenso.

Em seguida, deguste um delicioso e nutritivo café da manhã para se preparar da melhor maneira para o dia que se inicia.

Categorias: Beleza, Fitness, Saúde