Exercícios para relaxar no trabalho – livre-se das tensões musculares

Exercícios para relaxar no trabalho – livre-se das tensões musculares

Toda jornada de trabalho é cansativa e coloca em desgaste todos os nossos músculos. Principalmente aqueles trabalhos que exigem máxima concentração e boa postura. Por isso é completamente normal que as pessoas cheguem ao fim do dia extremamente cansadas. Porém, isso não precisa ser sempre assim! Existem vários exercícios para relaxar no trabalho que vão te ajudar a minimizar esse desgaste nos músculos e, consequentemente as dores musculares e o cansaço diário. Se você ainda não conhece essas práticas fique por aí e aprenda todas elas já a seguir.

Exercícios para relaxar no trabalho

1 – Círculo com o ombro

Esse exercício é bem simples e promete aliviar os principais pontos de tensão quando você permanece na mesma posição, sentado (a), por muito tempo. Esses pontos de tensão são capazes de irradiar as dores para os braços, pescoço e coluna. Por isso conseguimos aliviar todas essas dores com esse exercício simples.

Para fazer esse exercício basta apoiar as mãos sobre a mesa, relaxar e fazer o movimento de círculo com um dos ombros. Faça 5 círculos em cada sentido e troque de ombro. Pronto!

2 – Alongamento do pescoço

O alongamento do pescoço é essencial para aliviar a tensão sobre todos os músculos dessa região.

Comece o exercício sentado e com a postura reta, flexionando a cabeça primeiro para frente e para baixo – permaneça nessa posição por 10 segundos e volte à posição inicial. Repita o movimento 3 vezes.

Depois disso vire o pescoço para a esquerda o máximo que você conseguir. Mantenha-se nessa posição por 5 segundos, volte à posição inicial e vire para a direita, permanecendo também nessa posição por 5 segundos.

3 – Alongamento da lombar

A tensão na lombar causa muitas dores e é bastante comum nos ambientes de trabalho onde as pessoas se mantêm na mesma posição por longas horas. E é exatamente por isso que faz-se essencial um alongamento dessa parte do corpo afim de aliviar as tensões e aliviar as dores ao fim do dia.

Para esse exercício você precisa se deitar de costas no chão e dobrar os joelhos, trazendo-os até o peito. Com os dois braços abrace as pernas e mantenha-as coladas ao tronco por 10 segundos. Volte a posição inicial e relaxe. Em seguida repita o movimento por mais 2 vezes, totalizando 3 repetições.

4 – Relaxamento dos olhos

Pode parecer besteira mas a tensão acumulada nos olhos pode provocar fortes dores de cabeça, principalmente nas pessoas que passam o dia inteiro em frente ao computador. Então a melhor maneira de aliviar essa tensão é fazendo um bom relaxamento dessa área do corpo.

A nossa última dica de exercícios para relaxar no trabalho é o relaxamento dos olhos. Para começar posicione as palmas das mãos em frente aos olhos e feche-as, formando uma concha, onde não passa nenhuma luminosidade para os olhos. Permaneça com os olhos abertos até que desaparecem todos aqueles pontos de cores. Durante esse intervalo de tempo faça pequenas piscadelas e relaxe por cerca de 5 minutos.

Como todos nós sabemos as jornadas de trabalho são extremamente cansativas e podem se tornar bastante desgastantes para o nosso corpo, principalmente quando nos mantemos na mesma posição por longos períodos de tempo. Então, siga as nossas dicas de exercícios para relaxar no trabalho e se livre dessas tensões e dores.

Aproveite também para partilhar essa ideia com os seus amigos e colegas de trabalho, tenho a certeza que eles vão adorar conhecer esses exercícios para relaxar no trabalho juntamente com você.

Categorias: Saúde