Exercícios que não devem ser realizados

Exercícios que não devem ser realizados

No mundo do fitness existem muitos tipos de exercícios que podem ser feitos para nos mantermos em forma ou para melhor a nossa condição física. Apesar de haver muitos tipos de exercícios diferentes, nem todos são recomendados. Existem alguns exercícios que podem provocar danos se forem mal realizados, além de que muitas deles não produzem nenhum resultado. Neste artigo vamos abordar alguns exercícios que não se devem realizar nos seus treinos.

1 – Extensões de pernas nas máquinas.

Não existe nenhum benefício neste tipo de exercício. Se pensarmos bem nunca temos vontade de levantar as pernas quando estamos sentados. Isto acontece porque não é um movimento funcional do nosso corpo, ou seja, não é um movimento que se faça de forma natural. Para além disso, os nossos joelhos também não foram concebidos para fazer força nessa direção.
Opte por agachamentos, step-ups ou levantamento de pesos.

lat-pulldown-behind-head

2 – Puxadas atrás da nuca.

Se pretender realizar puxadas não se esqueça, a barra deve ficar sempre à frente do corpo. Não realize as puxadas para trás da cabeça pois este tipo de movimento pode causar lesões porque este movimento gera muito estresse e tensão na parte frontal da articulação do ombro.

 

 

3 – Agachamentos na Máquina Smith.

Embora seja considerada segura para a realização de agachamentos, a verdade é que esta máquina é tudo menos segura. Quando se usa a máquina Smith para realizar agachamentos as costas mantêm-se direitas e quase perpendiculares ao chão pelo que as vértebras são sujeitas a muito estresse e pressão. Usar esta máquina também leva ao estresse dos joelhos e nunca se consegue contrair totalmente os glúteos e os isquiotibiais.
Agachamentos normais ou agachamentos com pesos permitem trabalhar funcionalmente toda a parte inferior do corpo e de modo eficaz.

smith01

4 – Super-Homem

É verdade que este exercício permite trabalhar muitos músculos estabilizadores da coluna, mas ao mesmo tempo coloca muita força e compressão numa área muito sensível do corpo, as vertebras lombares.
Existem exercícios como o pássaro/cão, a ponte ou alguns exercícios de yoga que permitem trabalhar os mesmo músculos mas aplicam muito menos força na coluna vertebral.

5 – Fundos para Tríceps.

Estes exercícios são realizados por quem quer treinar os tríceps, contudo são perigosos porque podem sobrecarregar os músculos que formam o manguito rotador do ombro. Não é muito correto manter os braços atrás do tronco enquanto suporta todo o peso do corpo. Tenha noção que se danificar estes músculos terá muitas dores, mesmo realizando tarefas cotidianas como estender a roupa.

Pode usar por exemplo puxadas ou flexões para tonificar seus tríceps.

6 – Máquina Elíptica.Elliptical_HipExtension

Outro exemplo de exercício em que os movimentos não são naturais. Não me parece que se imagine a caminhar na forma como anda na máquina elíptica. Além de que não melhora nada o seu nível de fitness, ajudando só a queimar calorias.

Como nota final importa referir que é importante ter noção de que qualquer exercício que envolva dor não é aconselhado. Desconforto sim, dor não. Desconforto é normal quando começamos a aumentar a carga física,
contudo quando se sente uma dor aguda, em especial perto das articulações, é sinal que devemos parar por forma a evitar lesões.

Não se esqueça, existe sempre algum exercício alternativo para cada exercício que queira realizar. Procure sempre o mais seguro e o mais eficaz.

Categorias: Fitness