Exercícios durante a gravidez: saiba quais podem ser realizados

Exercícios durante a gravidez: saiba quais podem ser realizados

Muitas mulheres são atléticas e gostam de atividades físicas, mas, quando engravidam, preferem interromper suas práticas esportivas preferidas por medo de machucar o bebê.

Outras acham que apenas exercícios mais “leves”, como ioga e caminhadas, são recomendadas para mulheres grávidas.

Na verdade, uma ampla gama de atividades físicas, inclusive aeróbicas, são recomendadas para a gestante, mas isso varia de acordo com a fase em que se encontra a gestação.

Entretanto, algumas complicações podem impedir que a futura mamãe pratique exercícios. São eles: algumas doenças do coração (cardiopatias), gravidez gemelar, pré-eclampsia, sangramentos excessivos, história de descolamento da placenta, obesidade excessiva ou desnutrição, histórico de abortos anteriores e outros problemas.

Neste artigo, falaremos sobre alguns mitos e verdades a respeito do assunto, assim como sobre atividades mais recomendadas para cada fase.

1. Natação

natacao_gravidezComo todo esporte praticado dentro da água, a natação diminui o risco de lesões, alivia o peso da barriga sobre as articulações da mulher, ajuda a descomprimir a coluna e ainda é relaxante.

Converse com seu médico para saber quais modalidades de nado você pode praticar, dependendo de quão avançada está sua gravidez e de seu histórico de saúde.

Além disso, a temperatura da água deve ser agradável, nem muito quente, nem muito fria, e você deve tomar cuidado adicional para não escorregar. Não nade em piscinas aquecidas, para não correr o risco de elevar demais a temperatura corporal. Também não entre em piscinas de água muito fria, pois o sangue será deslocado da placenta para manter áreas vitais do corpo da mãe aquecidas.

2. Ginástica própria para gestantes

Sim, as gestantes podem suar, mas com moderação. Suar em excesso significa que você está se aproximando da exaustão, o que é terminantemente proibido durante a gestação.

Mas suar moderadamente após uma sessão de exercícios aeróbicos – incluindo a corrida leve – é bastante recomendado durante o início da gravidez, desde que não hajam ressalvas médicas. O mesmo vale para a ginástica e outros exercícios aeróbicos.

exercicios_gravidez3. Ioga & Pilates

É claro que não poderíamos deixar de mencionar a ioga e o Pilates. Mas os exercícios para a gestante devem ser adequados.

Frequente apenas aulas de ioga e de pilates para gestantes durante a gravidez, ou, se preferir continuar com o mesmo professor, avise que está grávida, para que o profissional possa adaptar a aula às suas necessidades e às do seu bebê.

Alguns exercícios de ioga não são adequados para grávidas. Bons exemplos são as torções, as posturas em que a pessoa precisa inclinar-se para a frente, sobre o próprio corpo, os exercícios tipo “ponte” e as invertidas, em que o praticante precisa ficar de ponta-cabeça.

4. Bicicleta ergométrica

A velocidade e o peso devem ser confortáveis para a gestante, que não deve praticar este exercício nos meses mais adiantados de gravidez. Também não pode chegar a um nível cansativo demais, em que a respiração fique rápida e curta e a temperatura corporal aumente muito.

Não é recomendada a prática de ciclismo em áreas externas, por causa do risco de quedas e acidentes, mas você pode conversar com seu médico sobre possíveis exceções.

5. Step

Os aparelhos de step são uma opção prática de se ter em casa para manter a forma. Leves, pequenos e eficientes, ajudam-nos a fazer exercícios sem grandes esforços. Por isso, mulheres grávidas podem praticá-lo, desde que o aparelho esteja ajustado para sua condição.

6. Exercícios dentro da água

A hidroginástica adaptada a mulheres grávidas é uma das atividades mais recomendadas durante a gestação. O corpo humano pesa dez vezes menos dentro da água, por isso, a mulher sentirá um certo alívio ao entrar na piscina, o que ajudará a relaxá-la.

exercicios_gravidez_joggingOs exercícios, entretanto, também devem ser adaptados, e as mesmas recomendações sobre a temperatura da água valem para este caso, como explicamos mais acima, falando sobre a natação.

Dicas para praticar exercícios durante a gravidez

— Sempre faça entre 10 a 15 minutos antes e depois de cada sessão de exercícios.
— A regularidade é fundamental. Não é saudável passar a semana inteira sem praticar exercícios e “compensar” no final de semana, mesmo para quem não está grávida.
— Use roupas confortáveis, que não comprimam a circulação sanguínea
— Sempre pratique os exercícios em locais bem arejados.
— Faça um lanche leve e nutritivo antes e depois de se exercitar.

Categorias: Saúde