Existem Químicos Tóxicos Na Sua Roupa de Fitness?

Existem Químicos Tóxicos Na Sua Roupa de Fitness?

A roupa de desporto e de prática de atividades ao ar livre como calças, casacos, mochilas e sacos de dormir são fabricados de maneira diferente das roupas tradicionais. Seja para serem leves, para resistirem a baixas temperaturas ou para manter a pele livre de suor, existe uma ampla gama de materiais usados na produção destas roupas e equipamentos. Contudo existe a ideia de que muitos destes produtos possuem escondidos muitas substâncias químicas que podem ser prejudiciais para a saúde.
Na verdade um relatório da delegação alemã da Greenpeace demonstrou que existem produtos químicos perigosos para a saúde humana e o ambiente em várias marcas conhecidas de material de desporto. Foram testados produtos comprados em 19 países e regiões diferentes. Marcas como The North Face. Haglofs, Patagonia e Columbia estavam contaminadas PFCs. Os PFCs são substâncias sintéticas, isto é, não existem na natureza, e são usados em roupas desportivas para as tornar impermeáveis à água e resistentes a nódoas.

Efeitos adversos dos PFCs
Por muito eficazes que sejam os PFCs podem ter grande impactowaterproofjacket para a saúde humana e no ambiente. Podem ser responsáveis pelo surgimento de tumores, alterações hormonais, ou redução da função imunológica.
Os compostos perfluorados são muito resistentes à degradação o meio ambiente pelo que quando são liberados na natureza eles persistem durante muito tempo. Podem entrar na cadeia alimentar de animais distintos tendo sido encontrados em animais como golfinhos, urso polar e até no sangue humano. As águas perto de fábricas têxteis na China onde são produzidos estes produtos possuíam níveis preocupantes destes contaminantes perigosos para o ambiente. Além disso também os peixes mostraram ter perfluorados no seu organismo.

A saúde é afetada pelo uso deste tipo de equipamentos?
Por agora não. Os especialistas consideram que as roupas e produtos desportivos que possuam PFCs não são prejudiciais para a saúde se forem usados. Contudo como vivemos todos no mesmo planeta acabamos por estar a prejudicar o ambiente e a saúde de todos os humanos e seres vivos, mesmo os que não usam roupas desportivas como é o caso dos golfinhos. O problema portanto não é o uso direto dos produtos mas sim a poluição geral e os níveis de PFCs que vão aumentando no meio ambiente.

wecare_pfc_free_rgb_c1_480x480O que podemos fazer?
1 – Verificar se o equipamento possui PFCs
Investigar se o fabricante usa PFCs na produção dos produtos. Se usa, opte por não comprar esses produtos. Se já tem equipamentos com estas substâncias na sua constituição deve retornar o equipamento depois de usado ao seu fabricante. Sempre é melhor que jogá-lo no lixo comum.

2 – Comprar equipamentos em segunda mão
Se muita da poluição resulta do fabrico de novos equipamentos uma excelente forma de reduzir a quantidade de PFCs é optar por comprar equipamentos usados e roupas em segunda mão.reutilizar

3 – Venda os produtos que já não utiliza
Da mesma maneira evitará menor poluição se optar por vender os produtos que não utiliza. Use lojas online ou de materiais em segunda mão. Prolongue a vida dos equipamentos o maior tempo possível.

4 – Comprar a fabricantes não poluentes
Opte por adquirir produtos de fabricantes que se comprometeram a ter zero descargas de substâncias perigosas para o ambiente.

Categorias: Fitness, Saúde