Exercícios de Baixo Impacto Que São Mais Eficazes Do Que Aparentam

Exercícios de Baixo Impacto Que São Mais Eficazes Do Que Aparentam

As pessoas que procuram melhorar todos os dias a sua condição física optam por praticar exercícios que podem ser bastante pesados. Mas mesmo os viciados no fitness devem fazer uma redução e praticar exercícios de baixo impacto uma vez que estes provocam menos estresse nas articulações e músculos. Estes exercícios são também uma boa opção para quem não pratica muito fitness ou para quem pretender atingir um nível de treino mais intensivo.
A maioria dos profissionais do fitness definem os exercícios de baixo impacto como movimentos que são feitos mantendo um dos pés no chão em todos os momentos. Este tipo de exercícios são usados são completos e fáceis de realizar e são o tipo de exercícios perfeitos para quem está a começar ou em situações de lesão.
Alguns exemplos de exercícios de baixo impacto são:

1 – Caminharexercicio topo
Andar e fazer caminhadas é uma excelente forma de fazer exercício e que não provoca esforço excessivo. Para melhorar a sua caminhada basta fazer uns pequenos ajustes como andar em colinas ou adicionar pesos nos tornozelos/ pulsos para aumentar o esforço físico.

2 – Máquina elíptica
Para quem acha que é melhor usar a passadeira pense outra vez… A elíptica permite criar menos pressão nas pernas.

3 – Treino de força
Existem muitas razões para realizar treinos de força mas uma delas é que são uma excelente forma de exercitar sem grande impacto. Contudo apenas os treinos de força sem adição de pesos são considerados de baixo impacto.

4 – Bicicleta
Fazer bicicleta permite exercitar as pernas evitando a lesão das articulações. Não é necessário entrar para aulas de spin mas é mais aconselhado realizar treino de bicicleta em uma máquina do que numa bicicleta normal, uma vez que subidas podem forçar mais os músculos e articulações das pernas.

5 – Tai Chi
Esta forma de meditação em movimento permite exercitar os escaladamúsculos ao mesmo tempo que se dá um descanso aos ossos. O movimento fluido e suave também ajuda a prevenir dores de cabeça e ajuda a melhorar a flexibilidade.

6 – Escalada
Aqui está outro bom exemplo do que significa exercício de baixo impacto. Na escalada os movimentos são caracterizados por serem lentos e controlados, usando-se muito os músculos sem nenhuma pressão adicional.

7 – Pilates
Desportos de grande impacto não permitem dar aqueles abdominais bem esculpidos, uma vez que este tipo de exercício não fornece a definição desejada. Mas fazer sessões de Pilates permite reforçar e fortalecer os músculos, ajudando a aumentar a flexibilidade.4

8 – Nadar
Comece a fazer umas voltas nas piscinas. A natação é um exercício muito completo que pode trazer muitos benefícios a quem a pratica, desde fortalecimento dos ombros até ao melhoramento do funcionamento pulmonar.

danças9 – Danças de salão
Dançar não é apenas super sexy mas também uma excelente forma de garantir um bom exercício. Arranje um parceiro ou inscreva-se numa escola e faça exercício enquanto dá uns passos ou quem sabe umas voltas.

10 – Aeróbica
Para realizar um treino de cardio sem grande impacto na aeróbica basta retirar o step, o degrau, nos exercícios. Especialistas defendem que uma hora de aeróbica equivale a uma corrida de meia distância.

Categorias: Fitness