5 Sinais da Falta de Vitaminas no Organismo

5 Sinais da Falta de Vitaminas no Organismo

Apesar de ser comum ouvir falar em vitaminas e suplementos vitamínicos, há ainda quem não compreenda como as deficiências vitamínicas podem afetar o nosso organismo. A fadiga é um dos sintomas mais comuns da falta de vitaminas. O cansaço e a falta de energia normalmente são associados a noites sem dormir ou excesso de trabalho, contudo quando o organismo tem poucas vitaminas podem aparecer sintomas de fadiga.
É muito fácil ocorrerem situações de deficiência dos nutrientes essenciais para o nosso organismo uma vez que a alimentação dos dias de hoje é demasiado rica em alimentos processados. Este tipo de alimentos são ricos em gorduras e conservantes mas muitas vezes tem baixo teor de vitaminas e nutrientes essenciais.
Neste artigo poderá encontrar e conhecer alguns dos sinais que demonstram que o organismo possui baixos níveis de vitaminas.

1 – Fadiga, exaustão e fraqueza
Estes são provavelmente os sintomas mais facilmente identificados e ocorrem normalmente quando existe deficiência na vitamina B12. Segundo os técnicos de saúde esta é uma deficiência bastante comum, em especial nos vegetarianos e nos vegans uma vez que a vitamina B12 só pode ser encontrada em alimentos de origem animal. Para além da fadiga, um formigueiro nervoso pode também significar deficiência nesta vitamina. CoIMG_2099ntudo a falta e ferro pode também levar ao cansaço. O ferro é um constituinte necessário para os glóbulos vermelhos se formarem. Estes são responsáveis pelo transporte de oxigénio para todo o corpo. Sem ferro suficiente os glóbulos vermelhos não se formam pelo que o corpo vai sentir a falta de oxigenação, resultando em fadiga e fraqueza.

2 – Dores musculares
Este sintoma é provocado pela deficiência em vitamina D. Faça análises e facilmente verificará se possui vitamina D em baixa quantidade. Outro sinal comum da deficiência em esta vitamina é ter resfriados muitas vezes. Contudo a deficiência em vitamina D é muitas vezes assintomática, ou seja, não apresenta sinais. Mas mesmo sem sintomas a falta de vitamina D pode ser prejudicial para a saúde uma vez que aumenta o risco de morte por doenças cardíacas e o a probabilidade de desenvolvimento de demência.

herpes-labial3 – Erupções e rachaduras na zona da boca
Este é um sinal de deficiência em vitamina B6. É importante avaliar a quantidade de vitamina B6 no seu organismo e fazer um suplemento se necessário. Contudo deve ter cuidado para evitar tomar demasiada vitamina B6 uma vez que o excesso não é eliminado pelo organismo. Grande parte das vitaminas são solúveis na água pelo que o corpo consegue eliminar as vitaminas que não consome, contudo a vitamina B6 não é uma delas, pelo que o excesso não é facilmente eliminado.

4 – Confusão mental ou formigueiro/ dormência nos dedosIMG_2102
A falta de cálcio leva muitas vezes ao aparecimento destes sintomas. Estes sintomas passam muitas vezes despercebidos mas como bem se sabe a deficiência em cálcio podem trazer outros efeitos a longo prazo como ossos fracos e que quebram facilmente.

5 – Desejos por chocolate
O desejo por chocolate ou por açúcar e doces está relacionado com a falta de magnésio. O chocolate tem elevadas quantidades de magnésio pelo que o nosso corpo anseia por ela quando está acabando.

Categorias: Saúde