Fique Saudável Mesmo Ficando Todo o Dia ao Computador

Fique Saudável Mesmo Ficando Todo o Dia ao Computador

Não é preciso ter uma condição muito atlética para trabalhar em frente a um computador. Contudo é importante ter a noção que este tipo de trabalho é muito parado e se não se prevenir pode vir a sofrer uma diminuição da qualidade de vida. Não se prenda em maus hábitos, longos períodos de tempo sentado ao computador em associação com más posturas decerto provocaram algum tipo de problema de saúde.
Este artigo apresenta algumas dicas de como manter a sua saúde mesmo trabalhando todo o dia em frente ao computador.

health_opener_61

 

1 – Verifique a posição do monitor do computador
O monitor deve estar ao nível dos olhos. Se o monitor está diretamente sobre a secretária e fica demasiado baixo peça um suporte que permita colocar o monitor um pouco mais alto. A posição ideal é ficar a olhar para baixo mas com os olhos apenas num ângulo de 10 graus. Se o monitor está demasiado em baixo o usuário acaba por compensar movendo a cabeça para baixo, o que irá provocar dores tanto nas costas como no pescoço. Mas é preciso ter em atenção para também não ficar alto demais porque pode provocar síndrome de olhos secos e cansados.

 

Computer-Users-health-care

 

2 – Manter uma postura correta
Se passa grande parte do dia no escritório deve ter muita atenção a esta dica. Se permanecer muitas horas sentado é normal que já não tenha posição para estar na cadeira, contudo deve fazer um esforço para manter uma posição correta durante todo o dia. É muito comum que as pessoas que ficam muitas horas ao computador tenham tendência para apontar a cabeça para a frente, aproximando a cara do monitor. Esta postura coloca demasiada pressão sobre o pescoço e a coluna, vertebral. Para evitar isto é importante assumir uma posição direita na cadeira e fazer movimentos de retração do queixo para que a coluna fique em linha com o pescoço. Tenha em conta esta posição e evitará dores no seu pescoço e parte superior das costas.

 

3 – Opte por uma secretária ergonómica ajustável
Os escritórios modernos são feitos para estarmos sentados. Contudo o ser humano desde há muitos anos que adquiriu a capacidade de estar em pé. É cada vez mais comum ver escritórios equipados com secretárias ergonómicas ajustáveis, isto é, secretárias que permitem ao utilizador alternar entre a posição sentada e de pé. Este tipo de secretárias ajudam a diminuir a fadiga e aumentam a sensação de bem estar.

 

nov13_44 – Faça pausas
Pode parecer pouco profissional fazer pausas no trabalho, mas é verdade que todos os excelentes profissionais tiram tempo para sim ao longo do dia. Seja para ver o e-mail ou para visitar páginas em redes sociais como o Facebook, todos devem fazer uma pausa para evitar perder a sanidade. Existem até algumas técnicas de trabalho que incentivam esta prática. Um exemplo é a Técnica de Pomodoro, que incentiva a realizar 25 minutos de trabalho intensivo seguido de pausas de 5 minutos. Este método permite que as pessoas trabalhem intensamente, mantendo a concentração e evitando o cansaço excessivo de estar muitas horas consecutivas sentado e a olhar para o computador.

Estas são dicas muito úteis que ajudam a manter o seu bem estar e sanidade mesmo trabalhando todo o dia num escritório, por muito fechado e isolado que seja.

Categorias: Saúde