Será A Fita Atlética Realmente Útil?

Será A Fita Atlética Realmente Útil?

Tiras 3Quando as crianças caiem e se aleijam é normal usar pensos e outros adesivos ou ligaduras elásticas para fazer os curativos. Já no caso dos atletas também é possível usar pensos para cobrir cortes contudo para tratar algumas “feridas” mais graves eles recorrem a fita atlética. Grande parte dos atletas do mundo, sejam amadores ou fenómenos internacionais, usam fitas atléticas em situações de lesão de articulações, ruturas de ligamentos e cansaço muscular. Estas fitas são aplicadas em quase todas as partes do corpo.

A importância das fitas atléticas
Torcer o tornozelo é algo que acontece a muitas pessoas mesmo em situações do quotidiano e é mesmo uma das lesões mais comuns na prática de desporto. Além disso são lesões que podem provocar um dano sem retorno no artelho, pelo que atletas com entorses anteriores são particularmente mais propensos a sofrer outras entorses no tornozelo.
Tiras 1Uma entorse no tornozelo é uma das lesões mais comuns no desporto. E quem já fez uma entorse tem mais probabilidades de voltar a fazer outra, especialmente se a entorse não tiver ficado a cem por cento curada. Investigadores aperceberam-se que usando as fitas adesivas, ou as chamadas fitas atléticas, diminuía o risco de lesão após uma entorse que consequentemente provoca uma instabilidade no equilíbrio. As fitas adesivas, são utilizadas principalmente na prevenção, não servindo de atalho para a recuperação, elas são aconselhadas a pessoas que têm propensão para ter lesões. Estas fitas para além dos tornozelos podem usar-se nos pulsos, dedos, nas pernas entre outros locais, para fornecer um suporte necessário à estabilização de áreas problemáticas.

Tipos de fitas atléticas
Normalmente a qualidade é cara, o que significa que a fita atlética boa não é muito barata, mas há para todos os bolsos.
A maior parte das fitas atléticas são feitas de algodão; umas são pensadas para aderir à pele, utilizadas para pessoas que não fazem muito exercício, e outras são utilizadas por cima de uma espécie de ligadura, normalmente utilizadas um grandes articulações.
Uma das variedades de fitas atléticas mais conhecidas são as da marca “Kinesio”. Os fabricantes destas fitas defendem que elas reduzem a fadiga muscular, reeducam os músculos com equimose e melhoraram a circulação. Segundo os fabricantes as “Kinesio” são pensadas para se moldarem aos movimentos do músculo. No entanto, estudos demonstraram que estas fitas não dão o suporte necessário aos músculos e também não ajudam a prevenir entorses (nomeadamente nos tornozelos).
Sendo assim, as fitas atléticas não elásticas tradicionais são uma melhor opção quando comparadas com a da marca “Kinesio”.

ConcluindoTiras 2
As tiras atléticas apresentam maior benefício para pessoas com maior tendência a desenvolverem lesões, sendo que a questão central recai na escolha do tipo de fita correto para determinada lesão de maneira a corrigi-la. As fitas atléticas não elásticas, ou seja, as mais comuns são eficazes na prevenção de lesões uma vez que fornecem um correto apoio aos músculos e evitam movimento incorretos.
Não se deve esquecer que é necessária uma correta aplicação das tiras atléticas para que o efeito seja o desejado. Por exemplo, se aplicadas com demasiada força podem restringir a circulação no corpo todo, o que poderá ser perigoso.

Categorias: Fitness