O Que a Flatulência Indica Sobre a Sua Saúde?

O Que a Flatulência Indica Sobre a Sua Saúde?

A flatulência é um processo fisiológico do corpo humano que pode gerar muitas emoções contraditórias nas pessoas. Existem pessoas que acham graça e até fazem uso disso em filmes ou teatro enquanto outras acham que são piadas de mau gosto ou simplesmente uma grande falta de educação. Contudo a pessoa que sofre de flatulência e acumulação de gases sente um grande desconforto abdominal e emocional, sempre com receio de libertar algum ruido junto de outras pessoas. Além s problemas, a acumulação de gás no aparelho digestivo pode realmente ser um sintoma de algum problema de saúde como alergias alimentares.
Neste artigo irá descobrir os problemas de saúde que podem levar ao aumento de gás no aparelho digestivo.

1 – Má disposição após comer sorvetesorvete-emagrecer-emagrecimento-joinville-doces-dieta-saude-perder-peso-sobremesa-light-diet
O mais provável é que seja intolerante a lactose. Existe uma grande controvérsia quanto ao consumo de leite de forma excessiva pelos humanos e o aparecimento de intolerância à lactose em um número elevado de pessoas parece dar razão a quem defende que não se deve consumir tanto leite. Os intolerantes à lactose não conseguem quebrar a lactose, isto é, o açúcar encontrado no leite das vacas pelo que acabam sofrendo de cólicas abdominais, diarreia e acumulação de gases. 65% da população acaba perdendo a capacidade de digerir leite após a infância.
Não se preocupe, se for intolerante à lactose encontrará facilmente produtos livres deste ingrediente, muito por culpa do aumento da percentagem de vegetarianos e Vegans.

DietPictos-gluten2 – Ao comer massa sente maior libertação de gases
Este pode ser um sintoma de doença celíaca, uma doença cada vez mais conhecida mas que continua a ser difícil e diagnosticar. Os doentes celíacos fazem uma resposta autoimune ao glúten que leva a uma deficiente motilidade e contrações musculares no intestino delgado, pelo que a digestão não é realizada corretamente. A má digestão leva à libertação de gás de hidrogénio no intestino. Se esta desconfiado que os seus problemas se devem a esta doença não hesite em contatar o seu médico.

3 – A flatulência pode estar associada à toma de medicamentos
Sim, o desconforto e gases intestinais muitas vezes são consequência da toma de alguns medicamentos mais comumente prescritos como antiácidos, analgésicos, suplementos de ferro e até mesmo a aspirina. Se toma aspirina para a dor de cabeça opte por exemplo tomar paracetamol ou então um pouco de açafrão. Esta erva possui curcumina, um excelente anti-inflamatório natural.

4 – Quando tudo o que come provoca gases
Se tudo o que come leva a desconforto abdominal é muito provável que sofra de síndrome de intestino irritável. Esta síndrome é caracterizada por cólicas abdominais, gás e desconforto. A semelhança da doença celíaca também esta síndrome não pode ser autodiagnosticada pelo que deve pedir a opinião junto do médico.

5 – Se voltou de uma viajem e ainda não consegui regularizar a sua digestão
Isto pode significar que está infetado por um parasita. Por exemplo, a Giardia lamblia é um parasita que provoca uma infeção no intestino delgado chamada giardíase. Qualquer pessoa pode contrair giardíase através da ingestão de água contaminada e um dos principais efeitos colaterais desta infeção é a produção excessiva de gás no intestino.

Giardiase

Categorias: Saúde