Flores comestíveis: saiba quais podem ser incluídas na dieta

Flores comestíveis: saiba quais podem ser incluídas na dieta

Além de lindas, as flores também possuem nutrientes e podem ser aproveitadas para tornar sua mesa ainda mais encantadora. Pouca gente sabe, mas existe uma infinidade de flores que são comestíveis, de sabor suave e textura delicada. Neste artigo, falaremos sobre as maneiras pelas quais podem ser degustadas.

Flor de abobrinha: Longa e resistente, a flor de abobrinha pode ser recheada, empanada e frita, sendo considerada uma iguaria deliciosa em muitas partes da Europa, sobretudo na Itália. Constituem uma entrada sofisticada e nutritiva, rica em vitamina C e flavonoides.

Flor de abóbora: Assim como a flor da abobrinha, pode ser utilizada numa infinidade de pratos, doces e salgados. Você também pode salpicá-la em saladas frescas para deixá-las mais bonitas.

Rosa: A água de rosas é muito utilizada em doces árabes, dando um toque oriental, feminino e exótico a muitas receitas. A geleia de rosas e as pétalas de rosas cristalizadas são fáceis de fazer e muito requintadas, podendo decorar bolos e doces.

Lavanda: A cor da lavanda é delicada e seu sabor é suave, mas marcante. Pode ser usada em bolos, biscoitos, pães e outras preparações, como saladas, tornando as receitas perfumadas. O mel de lavanda é bastante consumido no norte da África e em algumas partes da Europa.

Flor de hibisco: Sua bela coloração dá cor e beleza aos pratos. Mas o hibisco também tem muitas propriedades flores_comestiveis_saladamedicinais. Antioxidante, calmante e benéfica para o sistema reprodutor feminino, não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar, pois é abortiva.

Calêndula: Rica em vitamina C, a calêndula faz bem ao sistema imunológico e combate inflamações. Pode ser usada em caldos, bolos e saladas. Você também pode preparar um belo risoto com pétalas de calêndula.

Nastúrcio: Vermelhas, laranja e amareladas, as flores de nastúrcio têm sabor picante e podem ser usadas sem medo para enriquecer saladas. Decore pratos de massa com as flores de nastúrcio, para surpreender seus convidados.

Amor-perfeito: O amor-perfeito, além de ter um nome encantador, pode ser encontrado numa grande variedade de cores. Pode ser usado em saladas e doces.

Girassol: As pétalas do girassol, além de ter um amarelo lindo, também dão um sabor agridoce a saladas e pratos com pasta e arroz. A semente é utilizada para fazer óleo.

Dicas para usar flores na cozinha:

— Compre flores comestíveis de um vendedor especializado. Algumas flores tóxicas podem ser confundidas com as comestíveis e causar intoxicações graves.
— Sempre use flores frescas, livres de machucados. Elas também precisam ser bem higienizadas, como qualquer vegetal consumido cru.
— Faça belos cubos de gelo colocando uma flor nas bandejas para fazer gelo. Cubra com água ou chá e leve ao congelador.
— Aromatize e decore azeites com flores.
— Faça saladas de frutas e decore-as com flores comestíveis.
— O gerânio tem pétalas que podem ser usadas em geleias. Adicione açúcar, um pouco de água e suco de limão, levando ao fogo até engrossar. Sirva como recheio de bolos, biscoitos e crepes.

Receita de flores de abóbora recheadas

flores_recheadas

Ao contrário da maioria das receitas que usa flor de abóbora ou de abobrinha, esta prefere manter as flores cruas, ao invés de fritas no óleo. Assim, preserva-se o belo formato das flores e pode-se saborear toda a sua doçura.

Mantenha o talo das flores, que também é comestível e saboroso. Se algum de seus convidados tiver receio de comer a flor de abóbora, explique que não é preciso ter medo, todas as partes da flor são comestíveis.

 

 

Ingredientes
8 flores grandes de abóbora ou de abobrinha, frescas e limpas, com talo
300 g de queijo branco cremoso
300 g de patê de azeitonas pretas, molho pesto ou outro creme temperado de sua preferência

Como fazer:

— Lave bem as flores, com cuidado para não machucá-las. Preste bastante atenção no miolo, pois, às vezes, alguns pequenos insetos ficam dentro.
— Faça um corte num dos lados da flor. Recheie com uma colher de sopa de queijo e depois cubra com o patê de azeitonas ou molho pesto. Faça o mesmo com todas as outras flores.
— Arrume numa travessa e tempere com um fio de azeite, um pouco de sal e pimenta-do-reino a gosto, sem exagerar, para não esconder a beleza das flores.

Esta receita é uma excelente entrada para o almoço ou o jantar.

Categorias: Alimentação