Goji Berry – A fonte da Juventude

Goji Berry – A fonte da Juventude

As bagas de goji berry

A maioria das variedades asiáticas: Lycium barbarum; Lycium chinensis.

A maioria das variedades americanas: Lycium andersonii; Lycium berlandieri; Lycium brevipes; Lycium californicum ; Lycium carolinianum; Lycium cooperi; Lycium exsertum; Lycium fermontii; Lycium halimifolium; Lycium macrodon; pallidum; Lycium parishii; Lycium puberlum; Lycium torreyi (Lycium também se encontra escrito Lyceum). Lycium(ou Lyceum) da sua raiz grega significa „escola de aprendizado”. Diz a lenda que se você estuda, cresce e come goji berry, ele vai ensinar-lhe os princípios fundamentais da medicina tradicional chinesa.

Nomes commus :
Bagas de goji berry; Wolfeberry; Boxthorn; Matrimony Vine; Desert Thorn.

Tipo: Fruta

História, dados e lenda: As bagas de goji crescem como um arbusto que se desenvolve como uma videira, quando cultivada à sombra. Elas vão ter 3 metros de altura ao máximo e uma largura de de cerca 1 metro e meio. Durante a primavera, o arbusto é repleto de belas flores brancas para violeto. Há cerca de 85 espécies de goji berry na Ásia e 15 na América do Norte e Central. A fruta de goji berry foi supostamente trazida à América pelos imigrantes asiáticos. O arbusto cresce em todas as condições climáticas e de solo. Devido ao valor nutritivo extraordinário e o sabor agradável, os chineses, mongóis, tibetanos cultivaram-na cerca de 5.000 anos. Para preservar a fruta, ela é muitas vezes secada até obter a textura semelhante à passas. Na tradição chinesa, o espírito da fruta de goji berry, é frequentemente representado por uma jovem mulher viril que, curiosamente, não é de raça asiática. Ningxia, uma província na China, onde são cultivados em grande parte os arbustos de goji tem mais centenários do que o resto do país e os seus residentes envelhecem mais gracosamente, são mais ativos, saudáveis e vibrantes do que outros de sua idade nos países do Ocidente.

Sobre o famoso Li Qing Yuen, cuja lenda popularizou tanto o ginseng como as frutas de goji berry, diz-se que viveu até à idade de 252 anos (1678-1930) e que comia goji berry todos os dias. A sua vida é o caso mais documentado de longevidade extrema. A lenda diz que quando tinha apenas 11 anos de idade, Li Qing Yuen teria encontrado três sábios taoístas que tinham mais de 300 anos de idade. Eles tê-lo-íam ensinado sobre a água de nascente e sobre a ciência e a arte arte especial da longevidade, nutrição e ervas. Mais tarde em sua vida, quando ele tinha 50 anos, ele encontrou um outro sábio taoísta que se diz que tinha mais de 500 anos e que, quando Li o perguntou qual seria o seu secreto, ele ensinou-o a comer sopa de goji berry cada dia. Quando ele tinha 200 anos de idade, diz-se que Li Qing Yuen teria lecionado na Universidade de Beijing, e, quando o rei ouviu de sua existência, convidou-o para a corte real. Em poucos meses de vida em Pequim, Li Qing Yuen morreu. Diz-se que por causa da comida processada preparada na cozinha real ou a toxicidade e poluição do ar na capital da China. Mesmo que a vida e a idade de Li são apenas um mito, devemos reconhecer a ligação entre goji berry e a longevidade. Aparentemente, o chá que o chá que ele preferia consumir diariamente era feito de goji, ginseng e cogumelo reishi.

Benefícios : A baga de goji berry é um adaptógeno, um termo usado nu mundo das plantas medicinais para descrever uma substância que tem uma combinação de efeitos terapêuticos sobre o corpo humano. Um adaptógeno revigora e fortalece o sistema enquanto ajuda o organismo a suportar mais facilmente o estresse apoiando as glândulas supra-renais.

Na medicina tradicional chinesa, as bagas de goji berry são conhecidas por harmonizar e aumentar a energia jing nos rins resultando no aumento da resistência, força, longevidade e energia sexual. Em geral, as bagas de goji berry fortalecem o sistema imunológico, aumentam a alcalinidade, a vitalidade, protegem o fígado, melhoram a vista e a qualidade do sangue.

Embora seja muitas vezes recomendado para doenças crônicas do fígado ou rins, articulações fracas, problemas nas costas, tontura, zumbido, dor de cabeça, insônia, hipertensão, tuberculose, impotência, os seus benefícios vêm na forma em que os nutrientes destas frutas extraordinárias nutrem o organismo, ajundando-o assim a curar a si mesmo.

As bagas de goji berry são talvez as frutas mais nutritivas em termos nutricionais. Elas têm um sabor delicioso e são bem equilibradas para todos os tipos de corpo, sangue ou metabolismo. São uma fonte completa de proteínas e contêm 19 aminoácidos diferentes, incluindo os 8 essenciais que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Também, as bagas de goji contêm uma variedade de minerais, tais como zinco, ferro, cobre, cálcio, germânio, selénio, ou fósforo, e as vitaminas B1, B2, B6, ou a vitamina E.fruta-de-goji

As bagas de goji berry têm provavelmente têm o maior teor de antioxidantes no mundo, 4 vezes mais elevado do que o de mirtilos, e as carotenóides mais do que as cenouras. Dependendo da variedade e condições de crescimento, as bagas de goji berry podem conter 11mg/100gr de de ferro e beta-sistosterol (um agente anti-inflamatório), ácido linoleico (um ácido graxo essencial), sesquiterpenóides, betaína que cura o fígado, antioxidantes tetrateroenóide (a zeaxantina e a physaline).

As bagas de goji berry também contêm polissacarídeos que fortalecem o sistema imunológico. De entre as cadeias curtas e longas de açúcar recordamos: D-rhamnoza, D-xilose, D-arabinose, D-fucose, D-glucose, D-galactose. À medida que envelhecemos, nós produzimos cada vez hormônio humano de crescimento. Os níveis diminuídos deste hormônio estão ligados a sintomas do envelhecimento. As bagas de goji berry são o único alimento mundialmente conhecido que estimula o corpo humano para produzir este hormônio de crescimento naturalmente. Apenas este fator torna-o provavelmente o alimento mais poderoso de anti-envelhecimento no mundo.

A fruta de goji berry também contém uma quantidade elevada dos aminoácidos L-glutamina e L-arginina, estes dois aminoácidos que funcionam em conjunto para estimular o hormônio de crescimento para rejuvenescer o metabolismo.

Na Ásia as bagas de goji berry são consideradas como um forte tónico sexual.

Melhoram a visão. Dois antioxidantes essenciais para a saúde dos olhos encontra-se na fruta de goji berry: a zeaxantina e a luteína. Eles protegem e reparam os olhos. Os antioxidantes são focados no centro da retina e protegem a visão das doenças oculares mais comuns, tais como a degeneração macular, a catarata, a retinopatia diabética. A zeaxantina ajuda na cura das membranas dos olhos e lhes conferem juventude e brilho. Na medicina tradicional chinesa, as bagas de goji têm sido recomendadas há séculos para melhorar a visão.

Estimulam o sistema imunológico. Há 3 componentes nas bagas de goji que ajudam o sistema imunológico: os polissacarídeos, os beta-carotenóides e o mineral germânio.As bagas de goji

Os polissacarídeos são famosos por suas propriedades que ajudam o sistema imunológico e protegem contra as mutações genéticas. O beta-caroteno aumenta a acção estimulante do interferão sobre o sistema imunológico, sendo o interferão um componente forte no crescimento do sistema imunológico e desempenha um papel importante na protecção contra infecções virais. A pesquisa mostrou que as bagas de goji berry contêm germânio orgânico. Este germânio tem propriedades para lutar contra o cancro. Estudos no Japão mostraram a acção terapêutica contra o câncer do colo do útero, fígado, testicular e o câncer uterino.

A hidratação. As bagas de goji berry, especialmente aquelas que crescem selvagens em solos ricos, alcalinos contêm grandes quantidades de hidrogênio. O hidrogênio é um elemento essencial na hidratação. A palavra hidrogênio – „hidro” = água e „gen” = gerador, explica claramente a ciência por trás dele. Nos desertos ingígenos onde a água é rara, comer goji é fundamental para a sobrevivência.

Apoia o cérebro e saúde neurológica. As bagas de goji berry judam o nosso corpo a produzir colina, um nutriente essencial que combate os radicais livres que atacam o cérebro e causam degeneração neurológica e doenças como o Alzheimer.

Apoia a saúde cardiovascular. As bagas de goji berry ajudam contra o estreitamento das artérias que levam oxigênio e nutrientes para todas as nossas células. Elas têm a capacidade de controlar um fator chave que causa a doença cardíaca: o colesterol oxidado. O colesterol torna-se extremamente perigoso quando oxidado, como resultado de radicais livres, e de gorduras no sangue oxidadas aderem às paredes das artérias e formam placas. Os nossos corpos têm um sistema de defesa para essa situação, uma enzima chamada superóxido dismutase (SOD). Esta é um ótimo antioxidante que impede a oxidação do colesterol. Há estudos feitos na China que mostram que as bagas de goji ajudam a aumentar a produção de SOD.

Mantêm os órgãos vitais saudáveis. Segundo mencionámos, as bagas de goji são um adaptógeno tónico. Elas mantêm os nossos órgãos vitais saudáveis, equilibrando o açúcar no sangue. O chá de goji berry tem sido utilizado desde há muito tempo na Ásia para tratar o diabetes e regular o açúcar no sangue, o que impede tanto o diabetes como as doenças cardíacas. Alguns fitonutrientes nas frutas como a betaína, os polissacarídeos e os pigmentos antioxidantes aumentam a capacidade do fígado para desintoxicar e se proteger de hepatite e agentes cancerígenos. Também o chá de goji é útil para todos os tipos de problemas digestivos, tais como úlcera e síndrome do intestino irritável e para a recuperação daí resultante. As bagas de goji contêm ácidos graxos como o ácido hexadecanóico, o ácido linoleico, o ácido mirístico e hexadecanoato etílico e polissacarídeos contendo Ormus, todos estes com propriedades para estimular a produção de colágeno e reter a umidade, resultando em uma pele mais jovem e mais bonita.

O que compramos. As bagas de goji berry são vermelhas e assemelham-se a passas por forma e tamanho. Têm um sabor amoras e cerejas. Quando você compra, tem que prestar atenção a várias coisas:

Tente comprar produtos orgânicos. A maioria dos produtos não orgânicos são pulverizados com pesticidas e outras substanças químicas. Os produtos orgânicos são superiores em qualidade e nutrição.

Escolha os bagas que são macias, mas não muito moles, pois elas podem ter sido embebidos em água com açúcar e depois secadas de novo. Então evite os bagas muito moles e muito secas.

  1. O tamanho não importa às bagas de goji berry. Embora elas sejam divididas em quatro categorias de acordo com o tamanho : a suprema, primeira, segunda e a terceira categoria, em que a suprema inclui as maiores frutas, não há relação entre o tamanho e a quantidade de nutrientes.
  2. Tente comprar frutas que têm uma cor vermelha natural, não muito vermelha porque poderia ter sido pintada com produtos químicos, nem com uma cor muito pálida, pois é possível que sejam velhas.consuma-GOJI

Como as consumimos. Devido à sua história de adaptógeno tónico, este suplemento devia ser consumido todos os dias. Uma porção rezoável seria entre 15-45 gramas (cerca de um punhado). Desde o início, as pessoas usaram as bagas de goji berry em chás, sopas ou simplesmente mastigaram-nas como passas. Elas podem ser consumidas como um lanche, ou misturadas em outras receitas ou batidas. As bagas de goji consomem-se bem misturads com outros superalimentos, tais como os grãos de cacau. Devido ao teor combinado de antioxidantes, combinam-se muito bem. São muito boas hidratadas em água, e a água pode ser utilizada como base para sopas ou outras combinações. São um muito bom aditivo para qualquer chá. 10 ou 12 bagas retiram a amargura de quase todas as ervas medicinais. As bagas devem ser mantidas num recipiente fechado, porque caso contrário absorvem uma grande quantidade de umidade quando expostas ao ar.

Video

Fontes: Goji - Wikipedia
Categorias: Saúde