Horta em casa – aprenda a fazer a sua

Horta em casa – aprenda a fazer a sua

Não tem nada melhor do que comer algo que você conheça a procedência, que não tenha venenos e que seja completamente saudável, não é mesmo? Por isso mesmo trazemos para vocês hoje uma ideia fantástica de horta em casa para você cultivar os seus próprios alimentos. Se você também se interessou nessa ideia fique por aí e acompanhe já a seguir o passo a passo.

Horta em casa – como fazer

Escolhendo as espécies

O primeiro passo para criar uma horta em casa é escolher quais as espécies que você vai cultivar. Isso vai depender do tamanho do espaço que você tenha.

Para espaços maiores como chácaras e jardins as opções são várias. Você pode cultivar abobrinha, alecrim, berinjela, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, pimenta, quiabo, milho, repolho, tomate, entre outros.

Já no caso de ter um espaço pequeno como varandas de prédios e quintais de casa a nossa dica são as espécies menores como agrião, alface, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, orégano, salsinha, etc.

Escolhendo o local

A escolha do local da horta em casa é muito importante pois ele é de grande relevância para o futuro das espécies que você irá plantar. O local deve ser plano ou levemente inclinado. O importante é que ele fique exposto ao sol para o bom desenvolvimento da sua plantação.

Plantando

  • Em espaços pequenos

Para criar uma horta em casa com um espaço pequeno a nossa dica é que você aposte naqueles vasinhos. Além de lindos eles também se adaptam muito bem com as plantas menores, como as que mencionamos acima. Caso você queira existem também outras opções lindas e decorativas como garrafas pet, pneus velhos, etc. Vale usar a sua criatividade!

Depois de escolher o recipiente de sua preferência o passo seguinte é cobrir 1/3 do mesmo com brita ou então pó de brita. A brita serve para a drenagem e é essencial na sua horta. Em seguida, coloque uma mistura com duas partes de terra para uma parte de composto orgânico – essa mistura deve chegar até a borda do seu recipiente. Feito isso espalhe um pouco de areia e pronto, é só plantar as suas mudas escolhidas.

  • Em espaços grandes

Caso você tenha um espaço maior para fazer a sua horta em casa a nossa dica é plantar diretamente na terra, em uma espécie de canteiro.

Para esse tipo de horta o primeiro passo é revolver o solo com enxada ou uma pá, para deixar a terra bem solta e fofa. Depois disso misture à terra o composto orgânico e deixe o canteiro cerca de 20 centímetros acima do nível do terreno.

Feito isso vamos então marcar os espaços para começar a plantar. Os pés de alface, por exemplo, necessitam de 2 palmos de distância um do outro.

Escolha então o que plantar e faça o plantio conforme as orientações do fabricante das sementes.

Agora é só regar a sua horta em casa por, pelo menos, uma vez ao dia. Caso você more em regiões mais quentes você pode regar duas vezes ao dia até as mudas começarem a emergir. Sobre as regas o ideal é que sejam feitas nos horários mais frescos como pela manhã ou tarde, por exemplo.

Como vocês viram ter uma horta em casa é muito fácil e simples, faça agora mesmo a sua e desfruta de uma alimentação saudável.

Categorias: Alimentação, Dietas, Saúde