Ingredientes naturais que você não deve usar sobre a pele do rosto

Ingredientes naturais que você não deve usar sobre a pele do rosto

Às vezes, acreditamos que, ao preparar nossos próprios produtos de beleza, poderemos evitar danos à pele do rosto. A verdade é que existem alguns ingredientes naturais que nunca deveríamos usar em hidratantes, esfoliantes e outros produtos de beleza caseiros. Aqui estão alguns deles:

Bicarbonato de sódio

Na internet, encontramos muitas receitas para cuidar da pele que usam o bicarbonato de sódio como principal ingrediente. Se você já usou esse produto na pele antes, pare. O pH do bicarbonato é alcalino demais comparado ao da pele do rosto, e leva a um desequilíbrio. Para lhe dar uma ideia, o pH do bicarbonato é 9, e nossa pele tem um pH entre 4,5 e 5. Usar ingredientes com pH muito diferente do da pele desidrata a cútis e torna mais difícil para o corpo encontrar um equilíbrio saudável.

Limão

remédios caseiros com limãoPor outro lado, o suco do limão, muito usado em máscaras faciais para clarear a pele do rosto e das axilas, pode na verdade queimar a pele, deixando-a mais escura. Isso acontece quando passamos suco de limão na pele e tomamos sol. Mesmo o sol brando pode causar manchas semelhantes a queimaduras, sendo um verdadeiro desastre se usarmos o suco de limão sobre a pele do nosso rosto, ou mesmo sobre as axilas.

O limão é muito ácido. Na escala de pH, a fruta está no nível 2, o que significa alto nível de acidez. Quando aplicado sobre a pele, o suco de limão pode levar a irritações, vermelhidão e pele ressecada.

Açúcar

Muito usado em máscaras esfoliantes, o açúcar tem uma textura que ajuda a remover as células mortas, mas pode causar micro-lesões na delicada pele do rosto. Evite.

Água quente

Um banho quente é muito relaxante, mas se a água estiver quente demais, pode ressecar a primeira camada da pele do rosto. Nas peles muito oleosas, a água quente vai estimular ainda mais a produção de óleo natural, piorando o problema. Prefira usar água morna ou fria para lavar o rosto.

Ingredientes naturais que você deve usar sobre a pele

Outros ingredientes naturais, entretanto, são perfeitos para preparar máscaras naturais, inclusive para a delicada pele do rosto. Confira alguns:

  • Aloe vera. A babosa, como é conhecida no Brasil, tem alto poder cicatrizante e hidratante para a pele. Aplique seu gel puro ou misturado a outros ingredientes naturais.aloe_vera_babosa
  • Aveia. Nutritiva, a aveia é um dos melhores esfoliantes naturais que existem. Utilize-o para substituir o açúcar e trate sua pele com a suavidade que ela merece.
  • Iogurte natural. Rico em lipídios saudáveis, proteínas e outros elementos nutritivos, o iogurte natural tem a textura perfeita para tornar sua máscara caseira um verdadeiro sucesso. Não hesite em usá-lo em suas rotinas de beleza.
  • Mel. Altamente nutritivo e anti-microbiano, o mel dispensa maiores explicações, e também ajuda a dar textura a suas máscaras faciais caseiras. Utilize sempre mel orgânico e de boa procedência.
  • Clara de ovo. A clara de ovo é o alimento mais proteico que existe. É composto quase que completamente por proteína, e ajuda a dar firmeza e elasticidade à pele.
  • Abacate. O abacate possui ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais que fazem bem à saúde, quando consumido sob a forma de vitaminas e cremes, ou quando utilizado de forma tópica, sobre a pele.
  • Azeite de oliva extra-virgem. O azeite de oliva extra-virgem, prensado a frio e com baixo nível de acidez, é um excelente ingrediente para incluir em suas máscaras caseiras. Hidratante e nutritivo, também ajuda a dar a cremosidade que você necessita aos cremes faciais que você preparar em casa.
  • Pepino. Hidratante, adstringente e nutritivo, o pepino ajuda a controlar o nível de oleosidade da pele e a limpá-la em profundidade, sem agredi-la.
  • Argila. A argila ajuda a combater a oleosidade e a acne, por ser é extremamente depurativa, eliminando toxinas. Use a argila específica para a pele do rosto, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

mascara_pele_pepinoOutro cuidado básico que devemos ter ao preparar cremes faciais em casa é com a qualidade dos ingredientes naturais que estamos usando. Faça também testes em pequenas áreas da pele para eliminar o risco de alergias a alguns produtos novos.

Com essas pequenas precauções, você poderá criar máscaras e hidratantes para a pele que só lhe farão bem!

Com informações de: Glamurous girls

Categorias: Beleza