Intoxicação Alimentar – 7 Tratamentos

Intoxicação Alimentar – 7 Tratamentos

A intoxicação alimentar é um distúrbio comum ao qual todos nós estamos sujeitos. Principalmente as pessoas que fazem muitas refeições fora de casa.

Para quem não sabe, a intoxicação alimentar acontece quando ingerimos algum alimento que contenha organismos prejudiciais ao nosso corpo tais como bactérias, parasitas e até mesmo vírus. Esses agentes são encontrados principalmente nas carnes cruas, frango, peixe e ovos. No entanto as bactérias podem se espalhar para todo e qualquer outro alimento.

Hoje nós vamos te explicar um pouco mais sobre como os alimentos podem ser infectados e o melhor, 7 tratamentos para a intoxicação alimentar!

Intoxicação alimentar – Como acontece a contaminação

É comum a existência de bactérias no intestino dos animais sadios. Assim, durante o processamento mal feito essa bactéria pode deixar apenas o intestino e contaminar toda a carne.

A contaminação por crescimento do alimento acontece quando os mesmos são lavados ou irrigados com água contaminada, tanto por dejetos animais como também por esgoto humano.

Já a contaminação na manipulação, tal como o nome indica, é a contaminação que ocorre quando o alimento entra em contato com alguma pessoa ou objeto contaminado, como facas, tábuas, etc.

Além dessas existe também a contaminação pelo meio ambiente, isso mesmo! Na poeira, por exemplo existem várias bactérias que podem contaminar o seu alimento e causar uma intoxicação alimentar, daí a importância de lavar bem os alimentos.

Tratamentos

1- Beba água

A água ajuda o nosso corpo a se hidratar e repor todos os líquidos perdidos na diarreia e vômito consequentes da intoxicação alimentar. Então beba bastante água!

2- Descanse

O vômito e a diarreia, comuns num quadro de intoxicação, levam ao cansaço e fraqueza corporal. Então descanse bastante para que o corpo reponha todas as energias.

3- Tchau Cafeína e Produtos Lácteos

Os produtos que contêm, na sua composição, cafeína e/ou produtos lácteos causam a irritação do seu estômago e isso não é nada bom, afinal o estômago já está com uma infecção e não está funcionando a 100%. Então de um breve tchau à cafeína e aos produtos lácteos.

4- Mantenha a energia

Apesar de você estar fraco e sem apetite é necessário o consumo de alimentos para que a sua fraqueza não seja agravada ainda mais. Como você vai estar sem apetite é melhor começar por coisas leves como um caldo ou até mesmo bebidas com eletrólitos.

5- Alimentos de fácil ingestão

Quando vomitamos é difícil fazer alguma coisa parar no estômago. Por isso a nossa recomendação é que você comece por alimentos mais leves como um arroz macio, um molho de maçã, bananas e até mesmo torradas.

6- Tome um probiótico

Durante a diarréia perdemos grande parte das nossas bactérias boas. Por isso, faz-se essencial a ingestão de um probiótico que irá restaurar o equilíbrio das bactérias no seu corpo e te ajudar a curar a intoxicação alimentar.

7- Evite os medicamentos antidiarreicos

A função dos medicamentos antidiarreicos é eliminar completamente os organismos presentes no organismo. E isso é ruim, pois você vai ficar mais fraco ainda e não vai conseguir se recuperar.

Como vocês viram existem várias receitas simples para controlar a intoxicação alimentar, fique por dentro de todas e partilhe-as com os seus amigos!

Categorias: Alimentação, Saúde