Ioga Versus Pilates

Ioga Versus Pilates

Estes dois regimes de treino são uma moda nos dias de hoje mas o passado e a história do ioga e do Pilates são bastante diferentes mas ambos possuem pontos bastante interessantes. O Ioga já tem mais de 5000 anos de existência sendo originário do sudeste asiático. O Pilates é uma prática que começou a ter mais praticantes na europa, contudo hoje em dia está presente em todo o mundo. Mas o que interessa mesmo para os praticantes de fitness é compreender qual dos dois regimes é o melhor e produz mais resultados ao longo do tempo. O que será melhor, os alongamentos ou um regime mais centrado na força?

iogaIoga
Esta é uma técnica muito antiga que se baseia na união do corpo com a mente através da prática de alongamentos, movimentos de força, respiração e meditação. Os praticantes de Ioga muitas vezes seguem um estilo de vida em que incorporam valores como a tolerância ou a ausência de violência, roubo e mentira. O Ioga moderno é baseado nas mesmas práticas e ensinamentos do ioga tradicional mas os ocidentais normalmente optam por praticar variações de Hatha Yoga.

Pilates
Pilates22Pilates é como um irmão mais novo do Ioga, sendo portanto mais moderno e está mais na moda. Este método foi desenvolvido no início de 1900 por Joseph Pilates para auxiliar na reabilitação dos soldados da Primeira Guerra Mundial, mas hoje em dia está tão na moda que até ricos e famosos fazem treinos de Pilates. Existem duas categorias de exercícios no Pilates, os que utilizam uma máquina de Pilates, conhecida por “Pilates Reformer”, e os que são realizados no tapete. As rotinas combinam exercícios de baixo impacto, flexibilidade e fortalecimento muscular que tiram benefício do peso corporal.

Então qual o melhor regime de exercícios?
Apesar de terem passados diferente, estes são dois regimes de exercícios que se sobrepõem em diversas formas. Ambos têm sido utilizados para reabilitar várias lesões, incluindo problemas resultantes de abuso de drogas, ansiedade, fibromialgia, lesões articulares e acidente vascular cerebral. O Ioga tem demonstrado ser muito eficaz para faca-seu-destino-pois-somos-frutos-das-nossas-escolhasa reabilitação mental e emocional enquanto a prática de Pilates é mais utilizado em situações de reabilitação física. Estudos têm demonstrado que realizar uma quantidade razoável de Pilates pode melhorar a resistência e flexibilidade do corpo e dos músculos. Já o Ioga parece melhorar a saúde e o bem-estar emocional uma vez que tem permite o relaxamento do sistema nervoso simpático, responsável pela gestão dos níveis de estresse, e tem uma ação sobre o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que regula os níveis de hormônios no organismo.
Por tudo o que foi anteriormente apresentado parece que nenhum destes dois métodos pode ter mais benefício em relação ao outro. Na verdade existem especialistas que defendem que a prática de Pilates pode ajudar a ganhar mais força para melhorar o desempenho no Ioga. E não pense que existe o risco de realizar exercício em demasia se optar por praticar estes dois métodos uma vez que os alongamentos do Ioga permitem diminuir o risco de lesões musculares.
Cabe a cada pessoa escolher o método consoante o fim que pretende atingir.

Categorias: Fitness, Saúde