Lombalgia – Descubra as causas e tratamentos possíveis

Lombalgia – Descubra as causas e tratamentos possíveis

Ao contrário do que muita gente pensa, a lombalgia – também conhecida como dor lombar e lumbago – não é uma doença, é um sintoma que pode surgir devido a vários fatores, tanto simples como mais complexos. Sabe aquela forte dor que você sente na parte baixa das costas – a lombar? É exatamente dessa dor que estamos falando! E hoje vamos descobrir mais informações a respeito deste sintoma, como as causas e possíveis tratamentos. Então fique por aí e acompanhe tudo já a seguir.

Lombalgia – O que é

A nossa região lombar é uma das áreas mais importantes da coluna vertebral que sustesnta todo o nosso corpo, sendo constituída por cinco vértebras. Entre esses vértebras estão os chamados discos de fibrocartilagem que protegem a coluna e impede que as vértebras encostem umas nas outras. Ainda entre os espaços das vértebras existem várias raízes nervosas – que provoca dor quando sujeita a diferentes patologias.

Lombalgia – Tipos

Entre os tipos de lombalgias se encontram duas principais: a aguda e a crônica. A lombalgia aguda é o famoso e tradicional “mal jeito”. A dor é muito forte e, normalmente, surge repentinamente após algum tipo de esforço físico. Essa forma costuma aparecer nas pessoas mais jovens.

Já a forma crônica da lombalgia ocorre, normalmente, nas pessoas mais velhas e está relacionada com fatores genéticos e naturais da idade. Essa dor é menos intensa que a anterior, no entanto, é praticamente constante.

Causas da Lombalgia

Na maior parte dos casos o aparecimento da lombalgia acontece devido a um relaxamento das costas, a famosa dor postural ou até mesmo problemas da coluna vertebral resultantes de estresse e/ou má postura. Além desses existem também outras causas como:

– Esforços repetitivos

– Excesso de peso – normalmente submetido na zona lombar

– Obesidade

– Sedentarismo ou pouca prática de atividades físicas

– Condicionamento físico inadequado

– Má postura ao sentar, deitar, abaixar-se ou ainda carregar algum objeto pesado

– Má postura da lombar no trabalho

– Traumatismos

– Causas ligadas ao envelhecimento

– Por vezes também pode ser causada por inflamação, hérnia de disco, escorregamento de vértebras e inclusive problemas do foro emocional.

Como diagnosticar a lombalgia

Em quase todos os casos o diagnostico da lombalgia é feito com uma simples e boa conversa do examinador com o paciente, ou então com um exame físico bem feito. Caso fique alguma dúvida ou exista incertezas no diagnóstico é possível fazer então uma radiografia simples. Essa radiografia irá indicar onde e como ocorre o distúrbio causador de dor na área lombar.

Tratamento para lombalgia

Não existe um único tratamento específico para a lombalgia. Isso porque ele depende da causa da dor nas costas.

Quando o caso é demasiado grave e existe, por exemplo, deformações de postura, envolvimento de raiz nervosa, etc., é necessários uma intervenção cirúrgica para remover a causa da dor.

Quando a lombalgia é mais simples os tratamentos são feitos com medicamentos anestésicos e anti-inflamatórios. Quando existem crises de dor aguda são usados também alguns sedativos para acalmar o paciente e aliviar a dor. Lembrando que os medicamentos devem ser sempre recomendados por um médico ou profissional da área.

Então espalhe todas as informações sobre lombalgia que você aprendeu hoje com os seus amigos e mostre a eles a importância da atividade física e da boa postura!

Categorias: Fitness, Saúde