Malefícios dos refrigerantes – 10 motivos para não beber!

Malefícios dos refrigerantes – 10 motivos para não beber!

Que todo mundo gosta dos refrigerantes não é novidade nenhuma. Mas será que você já conhece todos os malefícios dos refrigerantes?

Uma das bebidas favoritas pelos brasileiros é, de fato, as bebidas gaseificadas. Apesar de serem muito saborosas essas bebidas trazem uma infinidade de riscos para o corpo humano.

Então se você também não abre mão dessa delícia durante as refeições veja a seguir a lista que fizemos com os principais malefícios dos refrigerantes.

Malefícios dos refrigerantes

1 – Diabetes

Como todos já devem saber, os refrigerantes contam com quantidades extremamente elevadas de açúcar. Esse açúcar é responsável pela elevação do nível de glicose e até a resistência à insulina. Assim, esses fatores contribuem e aumentam a chance do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

2 – Obesidade

Como vimos anteriormente, os refrigerantes possuem uma elevada quantidade de açúcar, o que contribui muito para o aumento de peso e a consequente obesidade. Além disso, pesquisas recentes demonstram que existe uma relação direta entre os refrigerantes e o aumento da circunferência da cintura.

3 – Cárie

Mais uma vez entra o açúcar… Os elevados níveis desse ingrediente juntamente com os níveis de ácido nas bebidas gaseificadas prejudicam a saúde bucal, corrói o esmalte do dente, aumenta o risco de aparecimento de cárie e doenças da gengiva, tal como a gengivite.

4 – Gastrite

Sabe aquele gás característico dos refrigerantes? Então, ele é cheio de ácidos que atacam diretamente as nossas células gástricas e provocam azia e até mesmo a indesejável gastrite. Com o consumo regular dessa bebida, o estômago acidifica e a doença pode ficar mais grave, evoluindo inclusive para úlcera estomacais, em alguns casos.

5 – Pressão alta

Como todos devem saber, os refrigerantes de cola e de guaraná contam com elevadas quantidades de cafeína. Essa cafeína é responsável pelo aumento da pressão e às várias doenças cardíacas associadas à pressão alta.

6 – Insônia

O açúcar dos refrigerantes interfere diretamente no nosso ciclo circadiano, provocando a insônia. Sem falar na cafeína que, em algumas pessoas, causam insônias terríveis.

7 – Osteoporose

O ácido fosfórico presente nos refrigerantes é responsável pelo aumento da acidez no nosso sangue. Como resposta a essa elevada acidez, o nosso organismo começa a utilizar o cálcio dos nossos ossos, causando consequentemente a osteoporose.

8 – Envelhecimento precoce

O fosfato encontrado nas bebidas gaseificadas além de propiciar a osteoporose, como vimos anteriormente, provoca também disfunções renais e até musculares. Estudos feitos recentemente comprovam que pessoas que consomem regularmente refrigerantes tiveram envelhecimento precoce das suas células.

9 – Câncer

As bebidas gaseificadas contam com várias substâncias que dão cor e sabor às mesmas. Esses ingredientes são altamente tóxicos para o nosso corpo e causam várias agressões às nossas células, aumentando consideravelmente as chances do aparecimento de câncer.

10 – Infertilidade

Os refrigerantes são, normalmente, embalados em latas de alumínio que são, na maioria das vezes, revestidas com uma resina nomeada bisfenol. Essa resina está associada a vários problemas hormonais que conduzem as pessoas à infertilidade, além do aparecimento de câncer e também a obesidade.

Como vocês viram são vários os malefícios dos refrigerantes. Então, sempre que puder opte pelos sucos naturais e não arrisque a sua vida com essas bebidas gaseificadas!

Categorias: Alimentação, Fitness, Saúde