Meditação guiada: Chuva e Relaxamento

Meditação guiada: Chuva e Relaxamento

A meditação é uma das melhores maneiras de relaxar o corpo e a mente, reduzindo os níveis de estresse e até prevenindo problemas de saúde.

É recomendada para quem sofre com dificuldades para dormir, para quem se sente ansioso, deprimido ou para quem deseja se autoconhecer melhor. Não é preciso ser uma pessoa em busca de um caminho espiritual para começar a meditar.

mulher-meditando-praiaCom apenas 15 minutos por dia, você pode acalmar sua mente e liberar hormônios do bem-estar, como a serotonina e endorfinas, que farão um bem incrível a todo o seu sistema.

Neste artigo, propomos uma meditação guiada, para ser feita em manhãs que começam com chuva. Aproveitaremos as capacidades relaxantes e curativas da água que cai do céu para promover a saúde de nossa mente e corpo.

Quando usar esta meditação: Quando você se sentir cansado e precisar de um descanso e relaxamento profundo.

Hora do dia: o melhor é no início da manhã (mas pode ser realizada a qualquer momento também)

Como fazer esta meditação:

Quando estiver chovendo, logo ao acordar, permaneça na cama. Tente ficar o mais confortável possível, numa temperatura agradável. Assegure que esteja extremamente confortável antes de começar esta meditação.

Sinta a chuva dentro e fora de você. Ouça seu som característico, familiar, e permita que lembranças surjam, livres, em sua mente.

meditacao_chuaMuitas pessoas dizem que não conseguem meditar porque não conseguem “parar” de pensar, esvaziar a mente. É impossível parar de pensar. Meditação pode ser apenas uma “observar os pensamentos e emoções”, além das sensações no corpo.

Por isso, não se preocupe se mil e um pensamentos invadirem sua mente. A propósito, quanto mais você se forçar a “não pensar”, mais pensamentos surgirão. Uma comparação comum e eficaz é imaginar sua mente como um céu azul, e os pensamentos como nuvens: você é o céu azul, que não é sequer incomodado pelas nuvens. Elas até deixam o céu mais bonito.

Sinta a chuva caindo sobre toda a Terra, nutrindo o solo, limpando, lavando por onde passar.

Sinta a atmosfera. Como fica mais luminosa e tranquila graças às gotas de chuva.

Pense em si mesmo como solo fértil.

Você será tocada pela chuva,

A água que cai do céu para nutrir e renovar você.

chuvaPermita que a poderosa chuva lave seu mundo interior e leve seus problemas para longe, afastando suas preocupações e proporcionando clareza mental, assim como a atmosfera fica muito mais clara e limpa após uma tempestade.

O sol aparecerá, mas agora, vamos focar na chuva e em suas qualidades curativas.

Perceba a harmonia na natureza.

Está sempre se movendo, trabalhando, produzindo, nutrindo, reciclando, mantendo a vida, mesmo com todas as interrupções humanas.

Não pensamos sobre isso com freqüência, mas uma imensa parte da manutenção de nossa vida é fornecida pela natureza. As coisas mais importantes que nos mantêm vivos estão fora de nosso controle.

Não podemos criar o ar, não podemos gerenciar a chuva, não podemos criar o solo sob nossos pés, não temos um entendimento claro sobre a interdependência sutil e super complexa entre bilhões de espécies em diferentes habitats na Terra, como em florestas tropicais, no mar ou num deserto.

No entanto, tudo está sendo muito bem cuidado, independentemente de nós.

Essas informações podem parecer demais para assimilar e talvez você se sinta um pouco frustrado.

Então, vamos voltar ao que estamos sentindo.

Aconchegue-se ainda mais em sua cama e mergulhe nas sensações.

Como você se sente?

Provavelmente, aquecida, protegida e nutrida. Como um bebê nos braços da mãe. Renda-se a essa sensação. À mãe Natureza. E permita-se ser completamente nutrida, recarregada para começar seu dia.

Sem esforço.

Este é um momento para receber.

tulipa-chuvaSe surgir vontade de chorar, deixe as lágrimas correrem, mas não se “entregue” à tristeza. Sinta-a como uma onda, não a reprima. Apenas observe. E sinta como se suas lágrimas fossem sua “chuva interna”, que vai limpar sua mente e que lhe permitirá ter mais clareza após a meditação.

Lágrimas são algo bom.

Abra as janelas e respire profundamente, preenchendo o peito e o corpo com o ar limpo da chuva e comece o dia respeitando seu próprio ritmo.

Categorias: Saúde