Molhos saudáveis para fazer em casa

Molhos saudáveis para fazer em casa

Sim, você não precisa comprar molhos no supermercado. Apesar de gostosos, geralmente contêm aditivos, como conservantes, excesso de sódio, açúcar, aromatizantes, excesso de gorduras e outros compostos que podem diminuir os benefícios da salada para a sua saúde.

Neste artigo, falaremos sobre alguns ingredientes saborosos que podem ser rapidamente combinados em casa para acompanhar todo tipo de salada, seja de folhas ou de legumes. Com alguns passos simples, você poderá consumir nutrientes sem abrir mão do sabor!

Molho de limão e semente de papoula

Ingredientes

Azeite de oliva a gosto
Suco de 1 limão
Mostarda
Sementes de papoula (a gosto)
1 colher de sopa de mel

Como fazer:
Misture bem todos os ingredientes e mantenha num frasco de vidro fechado na geladeira até o momento de servir. Recomenda-se consumir o molho pouco depois de prepará-lo, para melhor absorver os benefícios e a vitamina C presente no limão.

Por que é saudável?
O limão é uma das frutas mais desintoxicantes e energéticas que existem. Possui vitamina C e nutrientes que estimulam a eliminação de toxinas e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, seu sabor ácido é perfeito para acompanhar saladas de todo o tipo.

O mel também é repleto de nutrientes, além de ser antimicrobiano. Oferece energia da melhor qualidade ao corpo, sem as toxinas habituais, presentes em outros tipos de adoçante. Já a semente de papoula possui substâncias, como o ácido oleico e o linoleico, que ajudam no processo de digestão dos alimentos, diminuindo o inchaço estomacal e ajudando em problemas de má absorção de nutrientes.

molho_para_saladaMolho de iogurte natural e ervas de Provence

Ingredientes

1 pote de iogurte natural
Azeite de oliva a gosto
Ervas de Provence a gosto
Sal e pimenta-do-reino

Como fazer:
Misture todos os ingredientes e ajuste o sal. Este molho pode ser guardado em um frasco hermeticamente fechado na geladeira, onde fica bom para o consumo por alguns dias. Você pode incrementá-lo com tirinhas de tomate seco, pasta de alho ou manjericão, adicionados na hora de servir.

Por que é saudável?
O iogurte natural é a estrela deste molho, e é um dos alimentos mais saudáveis que existem. Por ser muito leve e já fermentado, é digerido rapidamente pelo corpo, sem causar o inchaço típico de quando consumimos leite e laticínios.

Tem efeito calmante sobre o trato digestivo e intestinal, combatendo a azia e a síndrome do intestino irritável. Também previne gases e prisão de ventre. Sem dúvida, um alimento completo que não pode faltar na sua casa!

molho_para_salada_maracujaMolho tropical de maracujá

Ingredientes

2 maracujás maduros
Suco de ½ limão
Azeite de oliva
1 colher de sopa de mel

Como fazer:
Primeiro, retire a polpa dos maracujás, passando as sementes por uma peneira. Junte uma colher de sopa das sementes da fruta ao suco, para decorar e para deixar o molho com uma textura crocante. Adicione o suco do meio limão, o azeite a gosto e o mel, misturando tudo muito bem. Este molho é recomendado para mix de folhas, ficando especialmente bem em saladas com rúcula, agrião, alface americana e ricota esfarelada.

Por que é saudável:
O maracujá é um dos mais poderosos calmantes naturais, recomendado para combater a ansiedade e a insônia. Também é rico em vitaminas A e C, além de antioxidantes naturais. Sua casca é uma aliada para diminuir o nível de glicose do sangue, sendo consumida por pessoas com diabetes tipo 2. As sementes do maracujá contêm substâncias que atuam como um vermífugo natural.

Máscara de azeiteTodos os molhos recomendados neste artigo também contêm azeite de oliva. Este é um excelente ingredientes para se ter em casa, por seus vários benefícios para a saúde. Mas o melhor tipo de azeite é o extra-virgem, prensado a frio, que conserva as propriedades da azeitona natural e tem baixo teor de acidez.

O azeite de oliva extra-virgem contém altas doses de vitamina E, que faz bem para a pele e para os cabelos – não é à toa que o óleo de oliva é um ingrediente bastante usado pela indústria de cosméticos. Também ajuda a baixar o colesterol “ruim”, ou LDL, e a manter o colesterol “bom”, ou HDL, protegendo a saúde do coração e das artérias. Possui antioxidantes, como o caroteno, que protegem as células contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Prefira consumi-lo cru, sobre saladas, cremes e molhos.

Categorias: Alimentação