O Músculo Pesa Mais Do Que A Gordura?

O Músculo Pesa Mais Do Que A Gordura?

diferenca-entre-perder-peso-e-perder-gorduraJá começou a fazer exercício há duas semanas e ainda não diminuiu de peso? Está a perder a esperança de que possa conseguir perder peso? Então pense melhor!
Praticar desporto e melhorar a sua condição física permite aumentar a massa muscular e reduzir a percentagem de gordura no corpo, pelo que nenhum do exercício que já praticou foi inútil mesmo que não diminua o peso. O músculo tem densidade muito maior que a gordura o que quer dizer que ocupa menos volume do que uma massa igual de gordura. É este o facto por detrás de uma aparência mais elegante e magra mesmo sem uma queda significativa de peso.

A verdade por trás do mito
Já ouviu alguém dizer que 1 quilo de músculo pesa mais que um quilo de gordura? Pois isto é falso uma vez que um quilo pesa sempre um quilo. No entanto um quilo de gordura pode ocupar cerca de quatro vezes mais espaço do que um quilo de tecido muscular. Isto faz com que seja possível sentirmo-nos mais magros mantendo o mesmo peso corporal.

gordura1Por outro lado também é possível pesar o mesmo mas parecer mais gordo. Isto é bem evidente entre os idosos uma vez que os seus músculos tendem a encolher com a idade. As células musculares danificadas demoram muito mais tempo a serem reparadas nos idosos do que nos jovens pelo que a percentagem de tecido muscular vai diminuindo.
Quando envelhecemos existe ainda uma redução da atividade física pelo que o tecido muscular diminui e a percentagem de gordura corporal tende a aumentar à medida que a idade avança.

Mas se por um lado devemos considerar que é um mito a ideia de que o músculo pesa mais do que a gordura, é importante reter que o excesso de gordura corporal pode ser um fator que contribui para condições de saúde graves como acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares e diabetes.

E embora seja saudável não ter um elevado teor de gordura corporal, é extremamente difícil saber qual a quantidade ideal de gordura para cada individuo. Possuir pouca gordura pode também ter consequências negativas para a saúde, incluindo a disfunção reprodutiva nas mulheres.
Um estilo de vida saudável necessita de um compromisso entre a quantidade do músculo e de gordura corporal, sendo que o equilíbrio permite que se tenha energia para um estilo de vida ativo.

Diminuir o peso
musculoSe por um lado é verdade que no início de umas semanas de treino contínuo os quilos podem não diminuir, é também certo que a proporção de músculo versus gordura deve estar aumentando, contribuindo para uma melhor saúde e para melhorar o fitness. Se o que procura é perder peso rapidamente o ideal não é praticar exercício. Talvez uma dieta rigorosa produza efeitos no seu peso mais rápidos do que a prática de exercício.

Contudo o ideal será deixar a ideia de perder peso de lado e começar a medir parâmetros como gordura corporal ou pregas de gordura. Estes parâmetros permitem medir melhor os resultados dos exercícios praticados.

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